Mais um pedido da defesa de Braga Neto é negado por Alexandre de Moraes

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou o pedido da defesa do general Walter Braga Netto, o advogado José Luís de Oliveira Lima, para acesso irrestrito a todos os documentos, mídias e ao HD relacionados ao inquérito que investiga a suposta tentativa de golpe de Estado. Segundo Moraes, o amplo acesso já está garantido às partes envolvidas no processo.

Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-chefe da Casa Civil durante o governo de Jair Bolsonaro, foi preso preventivamente em 14 de dezembro de 2024, sob suspeita de envolvimento em um plano para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.  

A defesa de Braga Netto nega as acusações de obstrução e afirma que o general não possui histórico de desobediência ou condutas que justifiquem a prisão preventiva. Os advogados declararam que irão se manifestar nos autos após terem pleno conhecimento dos fatos que motivaram a decisão. 

De acordo com as investigações, Braga Netto teria organizado uma reunião em sua residência para discutir um plano que incluía o assassinato de Lula, do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes. Essas informações foram obtidas a partir da delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, que implicou Braga Netto na conspiração. 

O caso segue em investigação pelas autoridades competentes.

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

Moraes suspende decisão do TST e livra Correios de pagar R$ 1,9 bilhão

Há 60 minutos

TJSC suspende lei que proíbe cotas raciais em universidades públicas de Santa Catarina

Há 2 horas

TST nega indenização a família de trabalhador assassinado em obra de construtora

Há 4 horas

Corte Interamericana condena Brasil por condições de detenção de ex-guerrilheiro chileno, mas reconhece legitimidade do RDD brasileiro

Há 4 horas

Dino dá 30 dias para estados e municípios prestarem contas do Perse; Renúncia fiscal chega a R$ 34 milhões para empresa

Há 5 horas

Justiça reconhece trabalho análogo à escravidão por 42 anos em Feira de Santana

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB