O ex-deputado Roberto Jefferson em evento antes de ser preso.

Moraes autoriza visita de médicos a Roberto Jefferson para continuidade de tratamento

Há 5 meses
Atualizado segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Por Carolina Villela

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta segunda-feira (15), o ex- deputado federal Roberto Jefferson, que cumpre prisão domiciliar humanitária desde 10 de maio, a receber a visita de seus médicos particulares. Na decisão, Moraes ressaltou que os atendimentos psiquiátrico, nutricional e fisioterapêutico devem ser previamente comunicados ao STF e só podem ocorrer em dias e horários determinados pelo Tribunal. 

“Além da comunicação prévia a ser realizada, a Defesa deverá aguardar a análise e deferimento específico para cada uma das saídas temporárias, conforme determinada a legislação”, destacou. 

Pedidos da defesa  

No pedido ao STF, a defesa argumentou  a necessidade de manter a continuidade do tratamento indicado fora do ambiente hospitalar, assim como do acompanhamento médico clínico dos seus médicos particulares, previamente autorizados pelo relator.  

Alexandre de Moraes também autorizou Roberto Jefferson a receber a visita do barbeiro, a cada 15 dias em sua residência, também sendo necessário prévio aviso ao STF devendo aguardar a análise e deferimento específico para cada uma das saídas temporárias, conforme determinada a legislação. 

Condenação por tentativa de homicídio e atos de 8/1

Roberto Jefferson foi condenado pelo STF na (AP) 2493 por incitar a prática de crimes e atentar contra o exercício dos Poderes e pelos crimes de calúnia e homofobia.

Em abril deste ano, a ministra Cármen Lúcia negou pedido da defesa do ex-presidente do PTB para anular decisão que o submeteu a júri popular por tentativa de homicídio, ocorrida em outubro de 2022, quando atacou policiais federais que foram cumprir mandado de prisão contra ele em Comendador Levy Gasparian (RJ). Na ocasião, o ex-deputado atirou contra quatro agentes e lançou granadas, ferindo dois policiais. 

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 2 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 3 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 4 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 4 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 4 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB