Moraes determina extradição dos foragidos do 8/1 que estão no exterior

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a extradição de 63 brasileiros envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, que estão foragidos na Argentina. A decisão atende a um pedido da Polícia Federal, que mapeou o paradeiro dos suspeitos no país vizinho.

A ordem de extradição assinada pelo ministro foi encaminhada ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça, e depois será enviada ao Itamaraty, responsável por realizar a comunicação formal com o governo argentino. 

Os brasileiros foram investigados pela Operação Lesa Pátria e, segundo a Polícia Federal, muitos fugiram do Brasil a pé, de carro ou barco, após romperem tornozeleiras eletrônicas. A extradição dos foragidos depende de uma decisão final das autoridades argentinas. O governo de Javier Milei recebeu uma lista com cerca de 140 suspeitos brasileiros, sendo que em 63 casos foi confirmado que os suspeitos estavam no país.

A Argentina foi escolhida como destino por muitos dos foragidos devido à relação próxima entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e o candidato à presidência argentino Javier Milei. No entanto, o porta-voz da presidência argentina, Manuel Adorni, deu entrevista à CNN Brasil em junho deste ano e negou qualquer pacto de impunidade e assegurou que cada caso será tratado de forma independente.

Extradição de Oswaldo Eustáquio

Além do pedido de extradição desses brasileiros, o ministro Alexandre de Moraes também determinou a extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, atualmente foragido na Espanha. Eustáquio é investigado nos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, e enfrenta mandados de prisão por utilizar contas bancárias em nome de sua filha menor de idade para burlar bloqueios judiciais. O blogueiro, que já buscou abrigo em vários países, incluindo Paraguai, Argentina e Espanha, pediu asilo político ao governo espanhol, alegando ser um exilado político. A extradição de Eustáquio seguirá o mesmo trâmite legal dos demais.

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 6 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 8 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 8 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 9 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 9 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 9 horas
Maximum file size: 500 MB