Moraes mantém prisão de agente da PF envolvido em tentativa de golpe

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, manteve, nesta segunda – feira (27.1), a prisão preventiva de Wladimir Matos Soares. O agente da Polícia Federal foi preso na operação que apura uma tentativa de golpe de Estado e os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice – presidente Geraldo Alckmin, e do próprio ministro,em 2022. 

A decisão foi tomada na Pet 12100. Moraes também determinou que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal realize, no prazo de cinco dias, exame médico-legal em Wladimir para que seja verificado o seu estado de saúde e a indispensabilidade do tratamento, bem como para informar se a unidade prisional ou o Hospital Penitenciário possuem condições de fornecer eventual tratamento ao custodiado. 

De acordo com as investigações, Wladimir Soares usava a posição para repassar informações privilegiadas para outros alvos da investigação e para integrantes do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele fez segurança do hotel em que a equipe de transição do governo Lula atuava.

Também foram presos na operação Contragolpe o ex-ministro da Defesa, Braga Netto e outros quatro militares que faziam parte do grupo chamado Kids Pretos. No total, a PF indiciou 40 pessoas pela tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo eleito nas eleições de 2022. Entre elas, Jair Bolsonaro. O inquérito está na Procuradoria – Geral da República, que deve se manifestar se apresenta ou não denúncia contra os envolvidos. 

Autor

Leia mais

STF julga recurso do INSS contra decisão de 2022 que permitia a escolha da melhor regra para o cálculo da aposentadoria

Há 19 horas
Eduardo Bolsonaro, que pode ser processado por campanha de perseguição contra Alexandre de Moraes

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Há 23 horas

Corregedor de Justiça intima Operador de Registro Civil a prestar informações sobre novo serviço para obtenção de certidões

Há 23 horas
CNJ aposenta juiz que durante anos reteve em casa processos e documentos oficiais

CNJ aposenta juiz que por anos reteve em casa, sem qualquer justificativa, processos e documentos oficiais

Há 23 horas
A imagem mostra um homem usando cigarro eletrônico. A comercialização e fabricação do produto são proibidas pela Anvisa no Brasil.

STF retoma julgamento sobre proibição de cigarros com aditivos pela Anvisa

Há 23 horas

Moraes e Dino votam para tornar Eduardo Bolsonaro réu no STF

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB