Moraes mantém prisão de Braga Netto e Mário Fernandes

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, manteve as prisões preventivas dos generais Walter Braga Netto e Mário Fernandes. Os dois foram indiciados no inquérito que apura uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O plano também previa, segundo as investigações, os assassinatos de Lula, do vice-presidente, Geraldo Alckmin e do próprio ministro.

A decisão sobre Braga Netto está sob sigilo. Já em relação ao pedido de soltura de Mário Fernandes, na decisão, Moraes ressalta que a defesa “não apresentou qualquer fato superveniente que pudesse afastar a necessidade de manutenção da custódia cautelar, ante a necessidade de resguardar a ordem pública e a instrução processual penal, conforme as circunstâncias concretas evidenciadas nos autos”.

O ministro seguiu o entendimento da Procuradoria-Geral da República, que se manifestou contra a soltura de ambos, e rejeitou os pedidos das defesas.

Preso desde o dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro, Braga Netto foi ministro da Defesa e da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro e candidato a vice na chapa derrotada do ex-presidente. A defesa argumenta que ele não tem histórico de desobediência e pediu a substituição da cadeia por uma pena alternativa. 

Fernandes era o número dois da Secretaria Geral da Presidência da República durante o governo Bolsonaro. O militar foi preso em 17 de novembro com outras quatro pessoas.

Autor

Leia mais

Senador Weverton Rocha (PDT/AM)

Senador Weverton Rocha é alvo de busca em nova fase da Operação Sem Desconto

Há 2 horas
Sessão plenaria de 18/12/25

STF deve retomar julgamentos sobre incentivos fiscais a agrotóxicos e reforma da previdência

Há 2 horas
racismo

Júri popular deve decidir se houve racismo na morte de João Alberto

Há 3 horas
soldado do exército

Negado HC e mantida prisão preventiva de soldado acusado de feminicídio em quartel

Há 3 horas
Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

Proposta a trabalhadores dos Correios deve ter ampla divulgação, decide TST

Há 3 horas
janela do vizinho nao pode ficar muito próxima

STJ permite readequação de obra que  invade privacidade de vizinho

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB