Ex-presidente Jair Bolsonaro

Alexandre de Moraes rejeita pedido da defesa de Bolsonaro para ouvir mais testemunhas

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido da defesa do ex-presidente da República Jair Bolsonaro para suspender a ação penal que investiga sua participação em tentativa de golpe de Estado para impedir. Os advogados de Bolsonaro pediram para serem ouvidas outras testemunhas, mas Moraes decidiu manter o cronograma da ação.

A partir de segunda-feira (09/06), começam os interrogatórios dos réus, com depoimentos presenciais na sala da 1ª Turma do Supremo. O primeiro a ser ouvido será Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, delator e figura-chave no caso.

Alegações dos advogados

Os advogados do ex-presidente alegaram que não tiveram acesso integral às provas reunidas no inquérito. 

Argumentaram também que a Polícia Federal forneceu um volume gigantesco de dados por meio de links em nuvem e que não houve tempo suficiente para baixar e analisar todos os documentos antes da fase de depoimentos.

Além disso, afirmaram que Bolsonaro só poderia ser interrogado após serem ouvidas as testemunhas ligadas aos demais núcleos da trama, por se tratar de fatos que, segundo eles, estariam diretamente relacionados ao ex-presidente. E pediram autorização para participar dessas audiências e para inquirir as testemunhas.

Sem adiamentos

Em sua decisão, Alexandre de Moraes considerou que não há motivos para adiar a ação. Ele destacou que já havia determinado, em maio, que a PF disponibilizasse o material probatório.

“Não há justificativa legal, nem tampouco razoabilidade, em se suspender a realização dos interrogatórios da presente ação penal para aguardar a oitiva de testemunhas arroladas em outras ações penais e que jamais foram consideradas necessárias, pertinentes e importantes pela defesa de Jair Messias Bolsonaro, que repita-se, poderia tê-las arrolado, uma vez que, das 40 testemunhas possíveis, somente apresentou nove testemunhas”, afirmou o ministro.

Na mesma linha, Moraes também negou outro pedido da defesa: o de adiar o próprio depoimento de Bolsonaro para um momento posterior à fase de testemunhas de todos os núcleos do processo.

Autor

Leia mais

Cadastramento para participar da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

Congresso de Direito Urbanístico discute Plano Diretor do DF e os desafios do crescimento urbano

Há 4 minutos

Após invalidar reajuste por idade em planos de saúde contratados antes de 2003, STF retoma julgamento para definir as regras

Há 6 minutos
Presidente do STM chama colega que a criticou de “misógino”

Confusão no STM: depois de criticada por fala contra a ditadura, presidente da Corte chama colega de “misógino”

Há 12 minutos

A América Que Ainda Deve Ser: Nova York, a Vitória de Zohran Mamdani e o Sonho Reencontrado – por Celso de Mello

Há 1 hora
Encontro do Fonavid este ano tem como destaque o papel da educação e da comunicação

17º encontro do Fonavid destacará papel da educação no enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres

Há 2 horas

TRF3 define que Justiça Federal deve julgar casos de racismo religioso cometidos na internet

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB