Moraes rejeita recurso de Bolsonaro contra suspensão de passaporte

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Após ter o pedido negado para reaver o passaporte com a justificativa de ida à posse de Donald Trump, a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro sofreu uma nova derrota no Supremo Tribunal Federal. O ministro Alexandre de Moraes negou nesta sexta-feira (17.1) o recurso da defesa contra a primeira decisão. O caso é analisado na Petição 12.100.  

Na ação, Bolsonaro alega que foi convidado para participar da posse de Trump, marcado para o próximo dia 20, em Washington, nos Estados Unidos.  A defesa do ex-presidente chegou a apresentar uma cópia de email encaminhada ao deputado Eduardo Bolsonaro, filho de Jair, que seria o convite para a posse.

No entanto, Moraes entendeu que o material apresentado não era suficiente para comprovar se o convite era oficial e questionou a necessidade da viagem de Bolsonaro aos EUA.

O ministro seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República, que apontou que a situação apresentada não revela “necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública”.

Ao negar o pedido inicial, Moraes também ressaltou que Bolsonaro incentiva a fuga de condenados pela Justiça brasileira e que já declarou à imprensa que pediria asilo político no exterior, se necessário, caso fosse condenado.

No novo recurso, um agravo regimental, a defesa alega que o Bolsonaro tem cumprido as medidas cautelares impostas e que, “portanto, nada indica que a pontual devolução do passaporte, por período delimitado e justificado, possa colocar em risco essa realidade”. A defesa requereu uma nova decisão em caráter de urgência.

Na decisão desta sexta, o ministro manteve sua determinação de não liberar o passaporte de Bolsonaro, conforme os argumentos já apresentados e pediu nova manifestação da PGR no prazo de cinco dias.

Autor

Leia mais

Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 2 horas

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 2 horas

STF julga se teto de R$ 500 para anuidade se aplica à OAB

Há 2 horas

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 2 horas

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 3 horas

Justiça valida arbitragem trabalhista acordada após fim do contrato

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB