Moraes retira sigilo de relatório da PF sobre plano golpista

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, retirou nesta terça-feira (26/11) o sigilo do relatório da Polícia Federal que apura a tentativa de um golpe de Estado em 2022. O ministro também determinou o envio do material à Procuradoria-Geral da República, que vai analisar os documentos e provas contidos no relatório para decidir se apresentará denúncia contra os indiciados.

Na decisão, Moraes manteve o sigilo sobre a delação premiada do tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O relatório final das investigações da PF aponta a existência de um plano golpista, articulado em 2022, para impedir a posse da chapa eleita –  formada por Luiz Inácio Lula da da Silva e Geraldo Alckmin – e manter o então presidente da República no poder. O documento foi apresentado pela PF ao STF na última quinta-feira( 21/11). 

Como resultado das investigações, 37 pessoas foram indiciadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa, sendo 25 militares. Entre os indiciados, estão o ex-presidente Jair Bolsonaro, o general da reserva do Exército Braga Netto – ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022 – o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações  e Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro.

O plano golpista previa, segundo a PF, as execuções de Lula, Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes, que na época presidia o Tribunal Superior Eleitoral. 

Se a PGR apresentar denúncia contra os envolvidos ao STF e o Supremo aceitar, Bolsonaro e os outros investigados se tornam réus.

Veja a integra do relatório.

Autor

Leia mais

AGU bloqueia R$ 39,4 milhões de infratores ambientais em apenas quatro dias

Há 4 minutos
Influenciadora é condenada por expor filha bebê nas redes sociais

Influenciadora digital é condenada por expor nas redes sociais a filha bebê tomando banho com o pai

Há 15 minutos

STJ suspende ordem de depósito de R$ 168 milhões contra Deutsche Bank e aceita fiança bancária

Há 2 horas
Além de Vorcaro, TRF 1 soltou outros quatro executivos do Banco Master

Além do banqueiro Daniel Vorcaro, TRF 1 soltou outros quatro executivos do Master investigados na Compliance Zero, que estão com tornozeleira

Há 2 horas

MPF cria sistema para agilizar decisões sobre pedidos de medicamentos e tratamentos

Há 5 horas
TSE começa a testar urnas das eleições 2026 a partir desta segunda-feira (1º)

TSE começa a testar urnas das eleições 2026 a partir desta segunda-feira (1º)

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB