Incêndio na Amazônia

MPF reforça necessidade de atuação conjunta contra crimes ambientais na Amazônia

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Ministério Púbico Federal (MPF) alertou para a urgência em fortalecer a governança ambiental e segurança da população durante evento da União Europeia e Instituto Igarapé, em Brasília. A posição foi defendida pela coordenadora da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão (Meio Ambiente e Patrimônio Cultural) do MPF — 4CCR, Luiza Frischeisen, no lançamento do programa “Segurança, Conflitualidade e Meio Ambiente na Amazônia”.

Luiza Frischeisen representou o MPF em painel sobre “Diálogos de Alto Nível: O Brasil e os Desafios Transfronteiriços para a Governança Ambiental”, ao lado de representantes da Polícia Federal, Ibama, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), União Europeia e Instituto Igarapé.

Crime organizado e violência contra comunidades

A subprocuradora-geral enfatizou que crimes ambientais na Amazônia estão diretamente ligados à violência contra povos indígenas, quilombolas e outras comunidades tradicionais. “Na Amazônia, os desafios ambientais não podem ser dissociados da proteção dessas populações. São elas que garantem a floresta em pé”.

Frischeisen alertou para o avanço de crimes como desmatamento ilegal, mineração em terras indígenas, tráfico de animais silvestres e trabalho escravo, praticados por organizações criminosas com atuação transnacional.

O programa da União Europeia tem duração prevista de dois anos e abrange seis países amazônicos: Brasil, Colômbia, Peru, Equador, Venezuela e Bolívia. A embaixadora da UE no Brasil, Marian Schuegraf, declarou que “a segurança da Amazônia é inseparável de sua integridade ambiental”.

A proposta busca desenvolver abordagem holística para múltiplos desafios amazônicos, com apoio aos governos nacionais e à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

 

 

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

TST considera greve dos Correios não abusiva, mas determina desconto de dias parados

Há 5 horas

Moraes nega pedido de visita de sogro de Bolsonaro

Há 7 horas
Ministro do STF Dias Tóffoli

Divergências em depoimentos levam PF a promover acareação entre ex-banqueiro e ex-presidente do BRB

Há 9 horas

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 19 horas
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 21 horas
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 23 horas
Maximum file size: 500 MB