Sede da OAB Nacional em Brasília

OAB saúda o Papa Leão XIV

Há 4 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Federal da OAB manifestou-se oficialmente para celebrar a escolha do cardeal norte-americano Robert Prevost como o novo pontífice da Igreja Católica. Eleito pelo Colégio de Cardeais reunido no Vaticano nesta quinta-feira (8/5), o novo papa será chamado Leão XIV, tornando-se o primeiro norte-americano a liderar a Santa Sé.

Reconhecimento do papel global da Santa Sé

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou o papel da liderança do Vaticano no cenário internacional e sua relevância para o debate público global. “Instâncias que influenciam o debate público global, como o Vaticano, têm responsabilidade histórica na defesa dos direitos fundamentais, da justiça social e da dignidade humana — valores que também fundamentam a atuação da advocacia brasileira”, afirmou.

Simonetti também expressou votos de êxito ao novo pontífice no cumprimento de suas funções à frente da Igreja Católica. “Esperamos que esse novo ciclo contribua para o fortalecimento de compromissos éticos universais, com atenção permanente à dignidade da pessoa humana e à solidariedade entre os povos”, declarou o presidente em nota oficial.

Um papa de perfil inovador

Robert Prevost, natural de Chicago, representa uma quebra de tradição ao ser o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e oriundo de um país de maioria protestante. Antes de sua eleição, ocupava os cargos de prefeito do Dicastério para os Bispos e de presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, o que lhe conferiu ampla experiência com as questões religiosas e sociais do continente americano.

A escolha de um nome papal tradicional – Leão – combinada com a origem geográfica inédita do pontífice, sinaliza uma possível combinação entre respeito à tradição e abertura a novas perspectivas na condução da Igreja Católica. O nome Leão remete a uma linhagem de papas historicamente associados a importantes contribuições sociais e doutrinais.

A eleição ocorre em um contexto de desafios globais significativos, incluindo conflitos armados, crise climática, desigualdades sociais e transformações nas estruturas familiares e sociais tradicionais – temas em que a posição da Santa Sé tem relevância para o debate público internacional.

Autor

Leia mais

Toffoli dá 10 dias para Congresso explicar tramitação da PEC da Blindagem

Juiz não pode usar critério objetivo para negar Justiça gratuita aos cidadãos de imediato

Critérios como renda e patrimônio não podem ser usados para negar de imediato Justiça gratuita aos cidadãos

STF autoriza tratamentos fora do rol da ANS e estabelece critérios

Justiça autoriza registro de criança com duas mães gerado por inseminação artificial caseira

Justiça autoriza registro de criança com duas mães gerada por inseminação artificial caseira

Contribuição patronal compulsória afronta os princípios da autonomia sindical

TST derruba cobrança de “benefício social” imposta por sindicato a empresa goiana

A foto mostra o plenário do STF em dia de julgamento.

STF retoma julgamento sobre cobertura de planos de saúde para tratamentos fora do rol da ANS

Maximum file size: 500 MB