Sede da OAB Nacional em Brasília

OAB saúda o Papa Leão XIV

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Federal da OAB manifestou-se oficialmente para celebrar a escolha do cardeal norte-americano Robert Prevost como o novo pontífice da Igreja Católica. Eleito pelo Colégio de Cardeais reunido no Vaticano nesta quinta-feira (8/5), o novo papa será chamado Leão XIV, tornando-se o primeiro norte-americano a liderar a Santa Sé.

Reconhecimento do papel global da Santa Sé

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, destacou o papel da liderança do Vaticano no cenário internacional e sua relevância para o debate público global. “Instâncias que influenciam o debate público global, como o Vaticano, têm responsabilidade histórica na defesa dos direitos fundamentais, da justiça social e da dignidade humana — valores que também fundamentam a atuação da advocacia brasileira”, afirmou.

Simonetti também expressou votos de êxito ao novo pontífice no cumprimento de suas funções à frente da Igreja Católica. “Esperamos que esse novo ciclo contribua para o fortalecimento de compromissos éticos universais, com atenção permanente à dignidade da pessoa humana e à solidariedade entre os povos”, declarou o presidente em nota oficial.

Um papa de perfil inovador

Robert Prevost, natural de Chicago, representa uma quebra de tradição ao ser o primeiro papa nascido nos Estados Unidos e oriundo de um país de maioria protestante. Antes de sua eleição, ocupava os cargos de prefeito do Dicastério para os Bispos e de presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, o que lhe conferiu ampla experiência com as questões religiosas e sociais do continente americano.

A escolha de um nome papal tradicional – Leão – combinada com a origem geográfica inédita do pontífice, sinaliza uma possível combinação entre respeito à tradição e abertura a novas perspectivas na condução da Igreja Católica. O nome Leão remete a uma linhagem de papas historicamente associados a importantes contribuições sociais e doutrinais.

A eleição ocorre em um contexto de desafios globais significativos, incluindo conflitos armados, crise climática, desigualdades sociais e transformações nas estruturas familiares e sociais tradicionais – temas em que a posição da Santa Sé tem relevância para o debate público internacional.

Autor

Leia mais

O presidente cubano, Miguel Diáz-Canel Bermúdez Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://valor.globo.com/mundo/noticia/2026/01/11/presidente-de-cuba-reage-a-trump-e-diz-que-ilha-esta-pronta-para-defender-a-patria-ate-a-ultima-gota-de-sangue.ghtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Valor estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Valor (falecom@valor.com.br). Essas regras têm como objetivo proteger o investimento que o Valor faz na qualidade de seu jornalismo.

Presidente de Cuba reage a Trump e afirma que país está pronto para defender a pátria “até a última gota de sangue”

Há 4 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

O Agente Secreto conquista dupla vitória no Globo de Ouro 2026

Há 5 horas
Bandeiras do Mercosul e da União Europeia

Acordo entre UE e Mercosul cria megazona de livre comércio com 700 milhões de pessoas

Há 3 dias

O Agente Secreto chega com chances ao Globo de Ouro

Há 3 dias
Edifício sede do STJ, em Brasília

Golpe: STJ alerta que não envia mensagens cobrando taxa para liberação de dinheiro referente a processos

Há 3 dias
STJ programa posse dos novos ministros Marluce Caldas e Carlos Pires Brandão

Negada liberdade para investigado por fraude de R$ 813 milhões via Pix

Há 3 dias
Maximum file size: 500 MB