Pela terceira vez, Dias Toffoli é eleito ministro substituto do TSE

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciou, nesta quarta-feira (09/10), o resultado da eleição para ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. O ministro Dias Toffoli foi eleito com 10 votos e Flávio Dino recebeu 1. 
 
Toffoli já desempenha a função desde 2022. O mandato tem duração de dois anos e  acabou em 04/10. Com o resultado, o ministro será reconduzido à uma das vagas destinadas a membros do Supremo Tribunal Federal na Corte Eleitoral. 
 
Barroso explicou que o resultado não reflete o desprestígio de Dino, mas sim uma tradição do STF, que leva dois pontos em consideração na escolha: o tempo de cada ministro na Corte e o fato de que o próprio candidato não vota em si mesmo. 
 
Acúmulo árduo
 
O presidente do STF lembrou a Flávio Dino que quem assume uma vaga no TSE acumula duas funções, já que continua atuando como ministro do Supremo. 
 
“‘Está se aproximando a hora em que Vossa Excelência vai viver como muitos de nós aqui, o duplo papel de ministro do Supremo e ministro do TSE. E que a ministra Cármen Lúcia, agora, como presidente do TSE, pode dizer que é um acúmulo árduo, embora gratificante, sobretudo quando se tem  um empenho venturoso que Vossa Excelência teve nas últimas eleições, afirmou Barroso”.   
 
Composição TSE
 
O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.
 

 

 

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 2 dias
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 2 dias

Vai voadeira, segue viagem

Há 2 dias
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 2 dias

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 2 dias

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB