Pela terceira vez, Dias Toffoli é eleito ministro substituto do TSE

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, anunciou, nesta quarta-feira (09/10), o resultado da eleição para ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. O ministro Dias Toffoli foi eleito com 10 votos e Flávio Dino recebeu 1. 
 
Toffoli já desempenha a função desde 2022. O mandato tem duração de dois anos e  acabou em 04/10. Com o resultado, o ministro será reconduzido à uma das vagas destinadas a membros do Supremo Tribunal Federal na Corte Eleitoral. 
 
Barroso explicou que o resultado não reflete o desprestígio de Dino, mas sim uma tradição do STF, que leva dois pontos em consideração na escolha: o tempo de cada ministro na Corte e o fato de que o próprio candidato não vota em si mesmo. 
 
Acúmulo árduo
 
O presidente do STF lembrou a Flávio Dino que quem assume uma vaga no TSE acumula duas funções, já que continua atuando como ministro do Supremo. 
 
“‘Está se aproximando a hora em que Vossa Excelência vai viver como muitos de nós aqui, o duplo papel de ministro do Supremo e ministro do TSE. E que a ministra Cármen Lúcia, agora, como presidente do TSE, pode dizer que é um acúmulo árduo, embora gratificante, sobretudo quando se tem  um empenho venturoso que Vossa Excelência teve nas últimas eleições, afirmou Barroso”.   
 
Composição TSE
 
O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.
 

 

 

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 9 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 11 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 11 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 11 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 12 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB