Operação Sisamnes: PF realiza nova fase contra vazamento de informações do STJ e prende prefeito de Palmas

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da redação

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (27) nova fase da Operação Sisamnes, que apura a atuação de organização criminosa suspeita de vazar informações sigilosas e favorecer partes em processos em andamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Foram presos o prefeito de Palmas (TO), Eduardo Siqueira Campos (Pode), o advogado Antônio Ianowich Filho e o policial civil Marco Augusto Velasco Nascimento Albernaz. As prisões foram determinadas pelo ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federa (STF), após representação da Polícia Federal e contou com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A decisão também autorizou medidas de busca e apreensão contra os investigados, além do afastamento de função pública, da proibição de contato entre eles e da vedação de saída do país.

Esquema envolveria agentes públicos e advogados

As apurações apontam para a participação de uma rede que incluía agentes públicos, advogados e operadores externos, configurando um esquema sofisticado de acesso e distribuição de informações privilegiadas.

Os “operadores externos” mencionados nas investigações podem representar elementos de ligação entre diferentes grupos criminosos ou pessoas físicas interessadas em obter informações privilegiadas.

Há a suspeita do comprometimento de operações da Polícia Federal através do vazamento de informações sigilosas. O acesso antecipado a informações confidenciais permitia que investigados se preparassem para operações policiais, destruíssem evidências ou adotassem medidas para frustrar as investigações.

O que diz a prefeitura de Palmas

Por meio de nota, a prefeitura de Palmas confirmou que foi dado cumprimento a decisão judicial em relação ao prefeito Eduardo Siqueira Campos. No entanto, negou que as investigações estejam relacionadas com a atual gestão municipal. Segundo a nota, a decisão visa a averiguação de informações e tudo será esclarecido.  

A prefeitura também afirmou que o prefeito recebeu a decisão com serenidade e irá colaborar prontamente com os trabalhos. E ressaltou a abordagem respeitosa dos agentes da Polícia Federal.  

Nota do Podemos Nacional

O Podemos afirmou, em nota, que apoia o trabalho que o prefeito de Palmas em realizando nos primeiros seis meses de seu mandato e que confia “na lisura da conduta de Eduardo Siqueira Campos, que sempre se colocou à disposição para qualquer esclarecimento às autoridades, trabalhando normalmente diante dos olhos de quem quer que fosse, demonstrando compromisso com os valores democráticos, a ética na vida pública e o respeito às instituições”.

O partido disse que é “necessária prudência em relação todo tipo de manifestação leviana, sem as devidas informações acerca das recentes investigações conduzidas pela Justiça, que em nada se relacionam com seu mandato na Prefeitura, para o qual foi eleito pelo povo”. E defendeu que as apurações devam ocorrer com responsabilidade, imparcialidade e respeito às garantias legais, inclusive com o necessário direito de defesa.

Autor

Leia mais

A ex-primeira dama Michelle Bolsonaro

Cirurgia de Bolsonaro é concluída e alta só deve ocorrer após o Ano Novo

Há 4 horas
O procurador geral da república Paulo Gonet

PGR arquiva pedido de investigação contra Moraes e esposa por falta de indícios no caso Master

Há 4 horas
A foto mostra a estátua da Justiça em frente ao STF

Acareação no STF entre Banco Central, BRB e Banco Master fica a critério da Polícia Federal

Há 6 horas
A foto mostra um paciente fazendo hemodiálise. Ele está deitado em uma maca.

AGU reverte liminar e garante compra de medicamento para pacientes renais

Há 7 horas
A foto mostra um bebê recém-nascido com a pulseira de identificação no pé.

Hospital é condenado a pagar R$ 10 mil por troca de pulseira de recém-nascido em São Paulo

Há 7 horas
Alfredo Attié, desembargador presidente da Academia Paulista de Direito

O Despertar Constitucional: Uma entrevista com o juiz federal Alfredo Attié

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB