PF faz operação contra desvios de recursos públicos

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
A Polícia Federal realiza nesta segunda-feira (23.12) a segunda fase da operação Overclean, que investiga uma organização criminosa suspeita de atuar em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. O vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafezeiro (Republicanos), e outras três pessoas foram presas,  incluindo um policial federal.
 
Além das prisões feitas nesta segunda, outros dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Brasília, Salvador/BA, Lauro de Freitas/BA e Vitória da Conquista/BA. Também foi determinado o bloqueio de aproximadamente R$ 4,7 milhões, valor obtido por meio dos crimes investigados, e diversos veículos de luxo.
 
De acordo com as investigações, a organização criminosa é suspeita de movimentar cerca de R$ 1,4 bilhão de contratos fraudulentos e de obras superfaturadas. O grupo também contava com uma célula de apoio de policiais, que tinha a função de repassar informações sensíveis e a identificação de agentes federais envolvidos em diligências sigilosas.
 
Os suspeitos são investigados por crimes como corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça.

Autor

Leia mais

A foto mostra dois agentes da PF durante a operação Rejeito.

PF prende diretor da ANM em megaoperação contra corrupção na mineração

Lula sanciona hoje a Lei da Adultização para proteção de crianças em ambientes digitais

CNJ, AGU e PGF firmam acordo para enfrentar  congestionamento judicial

OAB reforça apoio a projeto que garante sustentação oral em habeas corpus

Tribunais aceleram uso de IA para agilizar processos

Justiça suspende despejo de quilombolas no Espírito Santo

Maximum file size: 500 MB