A foto mostra o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet. Ele é um homem branco, com cabelos grisalhos e usa óculos.

PGR dispensa novas diligências em ação penal do Núcleo 2 da tentativa de golpe

Há 3 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) não possui diligências adicionais a serem produzidas nos autos da Ação Penal (AP) 2693, que investiga a participação do chamado Núcleo 2 na suposta tentativa de golpe de Estado.

O Núcleo 2 é composto pelo delegado da Polícia Federal Fernando de Sousa Oliveira, o ex-assessor internacional da Presidência da República Filipe Garcia Martins Pereira, o coronel da reserva do Exército e ex-assessor da Presidência Marcelo Costa Câmara, a delegada e ex-diretora de Inteligência da Polícia Federal Marília Ferreira de Alencar, o general da reserva do Exército Mário Fernandes e o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques. Eles são acusados de elaborar a chamada “minuta do golpe”, monitorar o ministro Alexandre de Moraes e articular ações da PRF para dificultar o voto de eleitores da Região Nordeste.

Defesa de Filipe Martins solicita esclarecimentos de última hora

Faltando poucos minutos para o fim do prazo estabelecido nesta terça-feira (29), a defesa de Filipe Martins, ex-assessor internacional da Presidência da República, protocolou pedido solicitando que o Ministério da Justiça apresente aos autos a resposta do Departamento de Estado Americano ao ofício da defesa, deferido em decisão de 26 de junho de 2024.

Segundo a defesa, essa informação é “essencial para elucidar o mistério da inserção do registro falso de entrada nos Estados Unidos”, que teria sido utilizado para justificar um suposto risco de fuga e manter a prisão preventiva de Martins por meses.

Felipe Martins também requisitou depoimentos de novas testemunhas, entre elas, o ex-delegado federal Rogério Augusto Viana Galloro, que segundo a defesa pode “trazer esclarecimentos e informações que possam ajudar a elucidar o grande mistério em torno da prisão do réu” e o agente de PF Adriano de Oliveira Camargo.

Solicitações técnicas e documentais da defesa

Entre os pedidos apresentados pela defesa de Filipe Martins está a determinação à Polícia Federal para que inclua no processo o documento “Discurso 31-10.docx”, encontrado no HD de Tércio Arnaud Tomaz, bem como o laudo produzido pela PF a respeito desse documento.

A defesa também requisitou que a PF apresente provas materiais sobre as planilhas de registros de entrada no Palácio da Alvorada e solicitou acesso aos vídeos das câmeras de segurança nas datas de 18 ou 19 de novembro de 2022 e 7 de dezembro de 2022.

Outro ponto central das solicitações refere-se à famosa “minuta do golpe” mencionada no Termo de Colaboração do coronel Mauro Cid. Os advogados de Martins pedem que a PF apresente o documento com as características específicas descritas nos depoimentos do colaborador.

Moraes determina investigação sobre irregularidades na prisão

Em decisão proferida nesta terça-feira (29), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a direção do Complexo Médico Penal, em São José dos Pinhais (PR), onde Filipe Martins ficou preso, preste informações no prazo de cinco dias sobre eventuais irregularidades denunciadas pelo réu. A instituição deve informar se foi aberto procedimento para investigar o caso e encaminhar cópia integral do procedimento.

A determinação surgiu após Filipe Martins alegar, durante seu interrogatório no dia 24 de julho, que ao ser preso foi inicialmente colocado em isolamento e, após o período de triagem, foi levado para uma cela sem iluminação. As alegações levantam questões sobre as condições de cumprimento da prisão preventiva do ex-assessor presidencial.

Também foram intimados a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Paraná e o juiz corregedor do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná para que esclareçam em cinco dias as eventuais irregularidades.

Autor

Leia mais

Corpos de vítimas da PM do Rio de Janeiro são enfileirados a céu aberto por populares

Governo do RJ defende legalidade e proporção no uso da força na Operação Contenção

Há 5 horas
TRF 4 suspende sentença que anulou processo seletivo para transgêneros em universidade

TRF4 suspende decisão que anulava cotas para pessoas trans na FURG

Há 6 horas

Mauro Cid tem tornozeleira eletrônica retirada após audiência no STF nesta segunda-feira (3)

Há 8 horas

Moraes nega sexto pedido da defesa e mantém prisão preventiva de Braga Netto

Há 8 horas

STF marca julgamento de denúncia contra Eduardo Bolsonaro por coação processual

Há 8 horas
TST mantém condenação ao Bradesco por abrir agência durante greve de vigilantes

TST mantém condenação ao Bradesco por abrir agência durante greve de vigilantes na Bahia

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB