PGR questiona decisão de Toffoli que anulou provas da Lava Jato envolvendo empresário luso-brasileiro

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por meio de agravo interno, a Procuradoria-Geral da República questionou junto ao Supremo Tribunal Federal decisão do ministro Dias Toffoli que anulou todos os procedimentos da Operação Lava-Jato relativos ao empresário luso-brasileiro Raul Schmidt Felippe Júnior. O caso tramitava na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba (PR). O agravo foi protocolado na segunda-feira (30.09).

O empresário já teve duas absolvições na primeira instância, mas ainda tramita uma ação por lavagem de dinheiro. No agravo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destaca que “a anulação de provas, especialmente em crimes contra a administração pública, exige fundamentação robusta que demonstre claramente a ilegalidade da prova e o efetivo prejuízo às garantias processuais”. 

A PGR considera que o caso deveria ter sido analisado ainda pela primeira instância. E que as decisões geradas em “extensão automática” são incompatíveis com o ordenamento jurídico do STF.

Relator da ação, Toffoli acolheu o pedido da defesa no dia 20 de setembro, por considerar parcial a atuação dos então juízes federais Sérgio Moro e Gabriela Hardt no caso. O empresário Raul Schmidt Junior foi denunciado pelo MPF por ter operacionalizado o pagamento de propina a funcionários da Petrobras para favorecer a contratação da empresa Vantage Drilling Corporation responsável peloue  afretamento do navio-sonda Titanium Explorer, que tinha o custo total de US$ 1,8 bilhão.

 

Autor

Leia mais

Empresa pode propor arbitragem mesmo sem cláusula no contrato de trabalho

Há 32 minutos
Investigação sobre venda de decisões tem levado a pedidos de suspeição de ministros do STJ

Credor não precisa apresentar fiança bancária para receber valores em execução definitiva

Há 52 minutos
marco buzzi, ministro do STJ acusado de assédio sexual

Ministro do STJ processado por assédio sexual ganhava mais do que o teto constitucional

Há 2 horas
Cão Orelha

MP vai investigar comportamento do delegado-geral de SC no caso do Cão Orelha

Há 2 horas
Davi Alcolumbre, presidente do Senado

Alcolumbre adia decisão sobre CPI do Master e negocia com o Planalto em ano eleitoral

Há 2 horas
Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB