PGR questiona decisão de Toffoli que anulou provas da Lava Jato envolvendo empresário luso-brasileiro

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por meio de agravo interno, a Procuradoria-Geral da República questionou junto ao Supremo Tribunal Federal decisão do ministro Dias Toffoli que anulou todos os procedimentos da Operação Lava-Jato relativos ao empresário luso-brasileiro Raul Schmidt Felippe Júnior. O caso tramitava na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba (PR). O agravo foi protocolado na segunda-feira (30.09).

O empresário já teve duas absolvições na primeira instância, mas ainda tramita uma ação por lavagem de dinheiro. No agravo, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, destaca que “a anulação de provas, especialmente em crimes contra a administração pública, exige fundamentação robusta que demonstre claramente a ilegalidade da prova e o efetivo prejuízo às garantias processuais”. 

A PGR considera que o caso deveria ter sido analisado ainda pela primeira instância. E que as decisões geradas em “extensão automática” são incompatíveis com o ordenamento jurídico do STF.

Relator da ação, Toffoli acolheu o pedido da defesa no dia 20 de setembro, por considerar parcial a atuação dos então juízes federais Sérgio Moro e Gabriela Hardt no caso. O empresário Raul Schmidt Junior foi denunciado pelo MPF por ter operacionalizado o pagamento de propina a funcionários da Petrobras para favorecer a contratação da empresa Vantage Drilling Corporation responsável peloue  afretamento do navio-sonda Titanium Explorer, que tinha o custo total de US$ 1,8 bilhão.

 

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 17 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB