Pouquíssimo movimento no entorno do STF na retomada do julgamento dos réus do Nucleo 4 da trama golpista

Há 2 meses
Atualizado terça-feira, 21 de outubro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

Chuva, muito frio, dia nublado e pouquíssimas pessoas, com exceção da segurança do Judiciário, do lado de fora do Supremo Tribunal Federal (STF) em frente ao prédio onde está sendo realizada a retomada do julgamento, pela 1ª Turma da Corte, do processo contra tentativa de golpe de Estado que culminou com os atos atentatórios de 8 de janeiro de 2023.

Este é o ambiente observado no entorno de onde está sendo realizada a sessão, ao contrário do início de setembro, quando o início do julgamento resultou na condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus.

O grupo que está sendo julgado agora é o núcleo 4, formado por militares e por um agente da polícia Federal, entre eles, o ex-major Ailton Barros, o major da reserva Ângelo Denicoli e o engenheiro Carlos César Moretzsohn Rocha.

É visível a redução drástica não apenas do número de advogados presentes como também das equipes de jornalismo acompanhando presencialmente o julgamento.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de todos os réus acusados de liderar desinformação (ou produzir fake news). Na mesma sessão, também se manifestaram os advogados de defesa dos acusados.

Hoje, a sessão começou por volta de 9h22 com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que segue há mais de uma hora. Moraes está fazendo uso de muitos power points apresentando listas e reproduções de mensagens de watsapps trocadas pelos réus, além de documentações.

Seu voto é acompanhado com bastante atenção pelos integrantes do colegiado da 1ª Turma. Depois de Moraes, vão apresentar seus votos os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 1 dia
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 1 dia

Vai voadeira, segue viagem

Há 1 dia
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 1 dia

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 1 dia

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB