Lula terá que fazer novo procedimento cirúrgico

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025
O mais recente boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, informa  que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um novo procedimento cirúrgico nesta quinta-feira(12.12) pela manhã, para complementar a operação realizada no início desta semana. Lula fará um procedimento endovascular, que consiste na embolização da artéria menígea média.
 
Apesar da necessidade dessa segunda cirurgia, os médicos informam que o presidente “passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares”.
 
O boletim enfatiza também que a cirurgia “faz parte da programação terapêutica do paciente”.
 
No começo da tarde, a equipe médica que acompanha o presidente divulgou  boletim médico informando que o presidente passou a noite bem e está “lúcido, orientado e conversando”.
 
Lula está na Unidade de Terapia Intensiva e permanece com um dreno enquanto aguarda novos exames de rotina.
 
O presidente foi operado na madrugada de quarta-feira para drenar uma hemorragia provocada pela queda que sofreu em casa, no dia 19 de outubro. Conforme o boletim, Lula tem evoluído bem e o procedimento que realizou foi uma trepanação — intervenção cirúrgica na qual são feitas pequenas perfurações no crânio. No caso específico dele, foram feitas as perfurações entre duas lâminas da meninge, seguidas da colocação de um dreno, por onde sai o sangue acumulado após a hemorragia.
 
Segundo a equipe médica, o  presidente não teve danos neurológicos e está conversando e se alimentando normalmente. A previsão é de que saia da UTI nesta quinta-feira (12.12), mas seguirá internado e em observação, apenas por precaução.
 
A expectativa é de que ele retorne a Brasília na próxima semana. Enquanto isso, conforme informações do Palácio do Planalto, a agenda presidencial está sendo cumprida pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
 
Lula foi operado às pressas para conter uma hemorragia intracraniana. Ele viajou em avião da FAB durante a noite de segunda para terça-feira, após ser atendido na unidade do Sírio-Libanês em Brasília. Com fortes dores de cabeça, o presidente teve confirmada a hemorragia.

 

Autor

Leia mais

Senado aprova PL que define novos critérios para decretação de prisão preventiva

Senado aprova por unanimidade PL Antifacção com tributação sobre apostas online

Há 3 horas
Eduardo Bolsonaro

Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo de perda do mandato

Há 3 horas
Placar final da votação do processo de cassação de Glauber Braga

Câmara suspende Glauber Braga e mantém mandato de Carla Zambelli

Há 3 horas
Glauber Braga se defende

Glauber Braga se defende na Câmara: “Calar quem não se corrompeu é uma violência”

Há 3 horas

STJ debate futuro do fracking no Brasil em audiência pública nesta quinta-feira(11)

Há 11 horas

STJ confirma: buscas domiciliares podem começar às 5h, mesmo antes do amanhecer

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB