Presídio tem 48h para informar se Chiquinho Brazão precisa ir para hospital

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o diretor da Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) informe, em 48 horas, sobre eventual necessidade de transferência do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) para um hospital penitenciário. No início do mês, o ministro autorizou o parlamentar a realizar consultas e exames de coração, mas negou o pedido de regime domiciliar para Brazão.

No entanto, a defesa do deputado informou ao Supremo que o político decidiu não se submeter a um exame de cateterismo fora do presídio, por não se sentir seguro para sair e retornar à Penitenciária Federal de Campo Grande (MS), onde está detido desde 24 de março de 2024. 

Chiquinho e o irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, são suspeitos de serem os mandantes do assassinato da ex-vereadora Marielle Franco. O ex-chefe da Polícia Civil do estado Rivaldo Barbosa também está preso pelo suposto envolvimento no assassinato. Eles são réus na ação penal (AP2434).

Segundo delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso de realizar os disparos de arma de fogo contra a vereadora, os irmãos Brazão e Barbosa atuaram como mandantes do asssassinato. Investigações da Polícia Federal apontam que o crime está relacionado a questões fundiárias em áreas controladas por milícias no Rio, interesse do grupo político liderado pelos supostos mandantes.

Autor

Leia mais

Pluribus

Pluribus e o que nos faz ou não humanos

Há 54 minutos
Ministra Cármen Lúcia debate no TSE ações contra violência de gênero

Ministra Cármen Lúcia debate no TSE importância de ações contra violência de gênero, sobretudo nas eleições

Há 2 horas

Justiça de MS condena desembargador aposentado a ressarcir R$ 25,5 milhões por liberação irregular de precatório

Há 2 horas
“Preguiça e irresponsabilidade de juízes leva a injustiças que não podem ser toleradas”, diz ministro

“Preguiça e irresponsabilidade de juízes leva a injustiças sistêmicas que não podem mais ser toleradas”, diz ministro do STJ

Há 3 horas
Justiça inglesa condena BHP pelo rompimento da barragem do Fundão (MG)

Justiça inglesa condena BHP pelo rompimento da barragem do Fundão (MG) com base em leis do Brasil e da Inglaterra

Há 3 horas

STJ leva ao âmbito federal as apurações sobre mortes e desaparecimento em Pedrinhas no MA

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB