Recurso do Google sobre caso Marielle Franco fica de fora da pauta do STF

Há 8 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal retirou da pauta o julgamento em que se discute se o juiz, em investigação criminal, pode decretar a quebra de sigilo de históricos de busca na internet de um conjunto não identificado de pessoas, sem definir os investigados. O recurso (RE1301250) foi interposto pela Google contra decisão do Superior Tribunal de Justiça que manteve a quebra de dados de pessoas que fizeram pesquisas sobre a vereadora Marielle Franco e sua agenda, às vésperas do assassinato dela. A expectativa é que o tema seja analisado nas próximas sessões.

Trabalho escravo

O Supremo Tribunal Federal voltou a julgar nesta quarta-feira (09/04) a ação contra lei do Estado de São Paulo que impõe punições tributárias a empresas produtoras ou comercializadoras de produtos que exploram trabalho escravo ou análogo à escravidão, como a cassação da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS. A questão está em discussão na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5465), apresentada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A maioria dos ministros votou pela validade da lei. 

Reparação de danos

Os ministros também confirmaram os termos do acordo de reparação de danos decorrentes do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG). Representantes de pescadores, indígenas, quilombolas, consumidores e defensores do meio ambiente, além do Município de Ouro Preto (MG), pediram esclarecimentos sobre a decisão do STF que homologou o acordo. O tema é objeto da Pet 13157.

Entre outros pontos, alega-se a omissão acerca de vícios formais e procedimentais no processo e questionam-se termos de adesão do acordo, como prazos e formas de adesão e a extinção compulsória de todas as ações judiciais em curso.

A advogada e jornalista Karina Zucoloto explica como será o julgamento envolvendo buscas no caso Marielle. Assista ao vídeo.

Autor

Leia mais

Recorde de processos por feminicídio acende alerta no Judiciário brasileiro

Há 3 horas
Presidente do STJ critica mudanças constantes de assessores nos gabinetes da Corte

“Nomadismo de assessores pode estar associado ao crime organizado”, dispara Presidente do STJ

Há 3 horas

STJ determina cancelamento de registro de indiciamento quando provas são anuladas

Há 4 horas

Pesquisa com 71 mil advogados jovens revela principais desafios no início da carreira

Há 4 horas

MPF e instituto científico se unem para calcular impacto do desmatamento no clima

Há 4 horas

CNJ apresenta ações contra violência policial a comissão internacional de direitos humanos

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB