STF anula mudanças feitas na composição do Conade na gestão de Bolsonaro

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal invalidou, por unanimidade, partes de dois decretos presidenciais, assinados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que alteraram os critérios de escolha e composição do Conselho Nacional da Pessoa com Deficiência (Conade). A decisão mantém, por outro lado, a atual gestão do conselho, eleita para o mandato de 2022 a 2025, e preserva todos os atos praticados pelos conselheiros até o fim desse período.

O julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 936 foi concluído na sessão virtual da última sexta-feira (18/10). A ação foi apresentada pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down contra os Decretos 10.177/2019 e 10.812/2021. Segundo o ministro Dias Toffoli, relator do caso, as normas eram inconstitucionais porque dificultavam a participação da sociedade civil no Conade, sob o pretexto de regulamentar essa participação.

Entre as alterações promovidas pelos decretos estava a introdução de um processo seletivo para escolha de representantes da sociedade civil, substituindo as eleições livres, além da retirada do direito a voto de categorias como empregadores, trabalhadores e representantes da comunidade científica. Para a entidade autora da ação, essas mudanças enfraqueciam o princípio da democracia participativa e restringiam a atuação da sociedade civil no conselho.

Toffoli ressaltou que o Conade, vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, é um órgão consultivo e deliberativo destinado a acompanhar e fiscalizar a implementação de políticas de inclusão social para pessoas com deficiência. A composição do conselho deve garantir a representação igualitária entre Administração Pública e sociedade civil, preservando o controle social das políticas públicas.

O magistrado também destacou que, embora o conselho não seja completamente independente, sua finalidade de promover os direitos das pessoas com deficiência deve ser preservada. O ministro determinou que o Congresso Nacional estabeleça, por meio de legislação, as competências do Conade, para garantir maior segurança e clareza sobre sua estrutura e funcionamento.

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 4 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 5 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 6 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 6 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 6 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 7 horas
Maximum file size: 500 MB