STF decidirá se relatoria da operação Overclean ficará com Flávio Dino

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou que a Secretaria Judiciária apresente informações técnicas para subsidiar análise sobre a relatoria da Operação Overclean (Petição 13388), que investiga supostos desvios de verbas de emendas parlamentares na Bahia. O inquérito corre em segredo de justiça e, após sorteio, foi distribuído para a relatoria do ministro Nunes Marques. 

Os dados já foram apresentados e encaminhados para o parecer da Procuradoria-Geral da República.  Barroso determinou que o procurador-geral, Paulo Gonet, se manifeste sobre esse ponto específico.

Com as informações, o presidente do STF vai avaliar se o caso deve ser redistribuído ao ministro Flávio Dino, relator de outros processos no Tribunal que também apuram suspeitas de irregularidades no repasse e uso de emendas.

A Justiça Federal na Bahia remeteu o caso ao STF após indícios apontarem possível atuação de parlamentares com prerrogativa de foro na Corte. O nome do deputado federal, Elmar Nascimento (União – BA), foi citado nas investigações que miram o empresário Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”. Por prevenção, a PF pediu que a operação seja relatada pelo ministro Flávio Dino, que tem atuado nos processos relativos às emendas parlamentares.

A operação Overclean investiga um esquema que teria movimentado R$1,4 bilhão em superfaturamento de obras e desvios de recursos públicos.

Autor

Leia mais

Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 22 minutos

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 27 minutos

STF julga se teto de R$ 500 para anuidade se aplica à OAB

Há 38 minutos

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 54 minutos

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 1 hora

Justiça valida arbitragem trabalhista acordada após fim do contrato

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB