Supremo derruba lei de MT que pune invasor de propriedade privada

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal invalidou lei de Mato Grosso que estabelece sanções a ocupantes ilegais e invasores de propriedades privadas rurais e urbanas no seu território. Entre as penas fixadas pela lei considerada inconstitucional estão restrição a benefícios sociais, veto à posse em cargo público e impossibilidade de contratar com o poder público estadual. A decisão foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7715, em sessão virtual. 

Na ação, a Procuradoria-Geral da República alegou que a Lei estadual 12.430/2024 invadiu a competência privativa da União para legislar sobre direito penal e para editar normas gerais de licitação e contratação pública.

Em outubro de 2024, o plenário referendou a decisão, que suspendeu a norma de forma liminar, concedida pelo relator, ministro Flávio Dino. Agora, foi julgado o mérito da ação.

Dino reafirmou que a lei ampliou as sanções previstas no Código Penal e entrou indevidamente em campo legislativo reservado à União. Segundo o ministro, a incidência de uma espécie de “Direito Penal Estadual” abala as regras estruturantes da Federação brasileira e cria grave insegurança jurídica, inclusive em virtude do risco de multiplicação de normas similares de “Direito Penal”, afirmou.

Autor

Leia mais

Estatuto da Vítima e as lacunas na atuação prática do assistente de acusação

Há 2 horas

Curso online do TJ-RS sobre novas regras de precatórios está disponível gratuitamente

Há 3 horas

TRF2 tem seleção para estagiários de direito com bolsa de R$ 1.200

Há 3 horas

Justiça determina reintegração de posse de casa de veraneio a herdeiros em Bertioga

Há 3 horas

Sonegação de R$ 4 milhões rende condenação a empresário gaúcho

Há 4 horas

Justiça mantém prisão de condenado por participar de “tribunal do crime”

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB