Dino se antecipa às queimadas e determina que União e estados apresentem planos emergenciais de combate

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou que o governo federal e os 10 estados das regiões da Amazônia e do Pantanal apresentem, em até 30 dias úteis, planos emergenciais de conscientização e manejo integrado do fogo. As medidas devem incluir campanhas educativas, publicidade e mobilização social e devem seguir a Lei 14.944/2024, que instituiu a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

A decisão abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

No despacho nas Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs) 743, 746 e 857, o ministro destaca dados recentes do MapBiomas que apontam o aumento de queimadas em 2024. Segundo o estudo, 18 milhões de hectares da Amazônia e 2 milhões de hectares do Pantanal foram atingidos no ano passado.

Dino também determinou que o envio de informações atualizadas sobre investigações policiais e sanções administrativas relativas a incêndios florestais ilícitos de 2024 ao STF no prazo de 15 dias úteis.

No dia 13 de março, o ministro convocou audiência para debater as medidas já implementadas e os planos emergenciais. O objetivo é conter o avanço das queimadas em 2025. Ele lembrou que, em 2024, o período de seca e queimadas se intensificou a partir de maio. “Por isso, é imprescindível que, em 2025, os governos federal, estaduais e municipais estejam devidamente preparados para enfrentar situações climáticas adversas”, afirmou.

 

 

Autor

Leia mais

Fachada da sede do CNJ, em Brasília

CNJ prorroga prazo de consulta pública para enfrentamento de desafios do Judiciário em temas previdenciário, execução fiscal e consumidor

Há 20 minutos

Movimentos da sociedade civil pedem a Lula veto aos “penduricalhos” aprovados para servidores do Congresso

Há 25 minutos

STF julga se teto de R$ 500 para anuidade se aplica à OAB

Há 36 minutos

Contra Trump e em defesa da dignidade dos povos latinos – por Celso de Mello

Há 52 minutos

STJ proíbe dupla condenação em honorários de quem desistir de embargos para aderir ao Refis

Há 1 hora

Justiça valida arbitragem trabalhista acordada após fim do contrato

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB