Barroso prorroga prazo para regulamentação do poder de polícia da Funai

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal prorrogou por 90 dias o prazo concedido à União para regulamentar o poder de polícia da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em territórios indígenas. A decisão foi proferida pelo presidente do STF, ministro Roberto Barroso, no âmbito da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 709, que questiona omissões do Estado em proteger a saúde e a subsistência das comunidades indígenas.

Segundo Barroso, o prazo estendido, que inclui 30 dias para atos internos e mais 60 dias para regulamentações que requerem articulação entre ministérios, permite que a Funai adeque sua estrutura e treinamento. O ministro destacou a necessidade de garantir condições materiais e um plano integrado de ação que contemple uma equipe de fiscalização qualificada para a proteção contínua de terras indígenas.

Em resposta ao STF, a União destacou as providências já adotadas, incluindo consultas ao Ministério da Justiça e à Advocacia-Geral da União, além de parcerias com a Escola Nacional de Administração Pública para treinar fiscais. Essas ações buscam uma integração institucional robusta, promovendo alinhamento e especialização na fiscalização.

A medida ocorre em um contexto de intensificação dos planos de remoção de invasores de terras indígenas para assegurar o monitoramento desses territórios. Em março, o STF havia concedido 180 dias para a União regulamentar a matéria, visando a execução sustentável das operações em áreas de alta vulnerabilidade ambiental e social, especialmente no estado do Pará. 

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 1 hora

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 3 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 3 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 3 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 4 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB