Maioria do STF decide ampliar alcance de foro privilegiado

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Com o placar de 7 votos a 4, o Supremo Tribunal Federal decidiu ampliar o alcance do foro prilegiado de autoridades por prerrogativa de função. A maioria dos ministros votou para manter as investigações no STF nos casos de crimes cometidos no cargo e em razão dele, mesmo após a saída da função. 

O tema voltou a ser julgado no plenário virtual após pedido de vista do ministro Nunes Marques.  A discussão é feita no Habeas Corpus (HC) 232627 e no Inquérito (INQ) 4787.

Seguiram o ministro Gilmar Mendes (relator), os ministros Dias Toffoli, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques e Luis Roberto Barroso. 

Venceu a seguinte tese:

“A prerrogativa de foro para julgamento de crimes praticados no cargo e em razão das funções subsiste mesmo após o afastamento do cargo, ainda que o inquérito ou a ação penal sejam iniciados depois de cessado seu exercício”.

Como regra de transição, a tese estabelece que devem ser mantidos todos os atos processuais, incluindo o recebimento da denúncia. Até o novo entendimento formado no julgamento, o foro se aplicava apenas a crimes relacionados ao mandato e durante o período em que o político estivesse no cargo.

Divergiram do relator, os ministros André Mendonça, Edson Fachin, Luiz Fux e a ministra Cármen Lúcia. 

Denúncia contra Eduardo Cunha

Baseado nesse entendimento, em dezembro do ano passado, o ministro Gilmar Mendes reconheceu a competência da Corte para processar e julgar uma denúncia de corrupção apresentada pelo Ministério Público Federal contra o ex-deputado Eduardo Cunha. O ministro considerou que, como já há maioria a favor da nova tese sobre os limites do foro privilegiado, ela deveria ser aplicada ao caso do ex-parlamentar.

A decisão manteve válidos todos os atos processuais proferidos pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Segundo a denúncia, um grupo de parlamentares, a mando de Cunha, teria trabalhado na elaboração de requerimentos no âmbito da Câmara para constranger empresários da Construtora Schahin a pagar vantagens indevidas.

Autor

Leia mais

Lula na assinatura da lei que zera o imposto de renda para quem ganha até 5 mil reais.

Lula reafirma apoio a Messias e minimiza crise com Alcolumbre

Há 20 segundos
subestação de energia elétrica da ENEL

Tarcísio e Nunes pressionam por intervenção federal na Enel

Há 3 minutos
Ministro do STF Dias Toffoli ficado no julgamento

STF autoriza diligências preliminares em apuração sobre o Banco Master

Há 8 horas
Bolsonaro apontando dedo para frente e Alexandre de Moraes com visionomia séria

Moraes envia exames de Bolsonaro para perícia médica que acontece nesta terça-feira

Há 9 horas
Presidente do STM , ministra Maira Elizabeth Teixeira Rocha mulher banca sentada vestindo camisa branca e blazer preto, falando ao micofone

Presidente do STM defende necessidade de um código de conduta para magistrados brasileiros

Há 10 horas
imagem azul de uma bolinha cheia de espinhos sugerindo um vírus

OMS alerta para avanço da variante K do vírus influenza no mundo e destaca grupo de risco

Há 11 horas
Maximum file size: 500 MB