Discussão no STF sobre contribuição ao Funrural é adiada

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Supremo Tribunal Federal adiou, mais uma vez, a análise sobre a contribuição previdenciária ao Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural. O tema estava na pauta desta quinta-feira (17.10), mas não foi apreciado. A Corte já decidiu que a cobrança é constitucional, mas falta definir os parâmetros e proclamar o resultado. Dependendo do que for definido a esse respeito, a estimativa de impacto nos cofres públicos chega a R$ 20,9 bilhões, em cinco anos.

A discussão se concentra em definir se a obrigação do recolhimento do tributo é exclusiva dos produtores ou pode ser repassada aos frigoríficos, por exemplo.

Na ADI4395, apresentada em 2010, a Associação Brasileira de Frigoríficos argumentou que a responsabilidade do pagamento da contribuição não poderia mais ser transferida à empresa consumidora e que o produtor rural teria que arcar com o Funrural.

Em dezembro de 2022, por seis votos a cinco, os ministros decidiram que a cobrança é constitucional. Ou seja, que o Funrural pode incidir sobre a receita bruta de produtores rurais pessoa física. Antes, o valor era cobrado sobre a folha de salário dos trabalhadores contratados

Apesar de uma maioria de ministros ser favorável à incidência do Funrural sobre a receita bruta da produção de pessoas físicas, no caso, os trabalhadores rurais, o julgamento foi suspenso porque não havia consenso em relação a pontos como a sub-rogação, que é a retenção do tributo na venda dessa produção.

Na avaliação do advogado tributarista Luiz Cláudio Yukio, o fato de o Supremo já ter decidido que a incidência do Funrural sobre a receita bruta é válida, significa, a princípio, que a sub-rogação foi retirada, faltando apenas os ministros esclareceram os votos e definirem como será feito o recolhimento.

A decisão, segundo ele, contraria os interesses da União. O governo quer manter a cobrança centralizada nas empresas, para garantir a arrecadação, já que a Receita não teria capacidade de cobrar e fiscalizar cada produtor rural de forma individual.  Esse ponto, considerado crucial, deve ser definido na conclusão do julgamento.

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 6 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 8 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 8 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 9 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 9 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 9 horas
Maximum file size: 500 MB