Moraes suspende julgamento sobre escolas cívico-militares de SP

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Alexandre de Moraes pediu vista e interrompeu o julgamento que discute a constitucionalidade do modelo de escolas cívico-militares do estado de São Paulo que estava ocorrendo no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal. O relator, ministro Gilmar Mendes, votou a favor do projeto e foi acompanhado pelo ministro Cristiano Zanin.

Conforme a proposta, impulsionada durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os militares atuam na administração das escolas e promovem atividades extracurriculares “de natureza cívico-militar”. Em São Paulo, as escolas cívico-militares foram regulamentadas pela Lei Complementar 1.398/2024.

Em agosto, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu liminarmente a lei, após pedido do sindicato dos professores paulistas. No STF, o PSOL também entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 7662) contra a legislação. Já o governo de São Paulo entrou com recurso na Corte contra a decisão do TJ, que foi  acatado, por meio de liminar, pelo ministro Gilmar Mendes. 

O julgamento começou em 06.12 e tinha previsão de se encerrar nesta sexta-feira (13.12). Agora, voltará a tramitar só após o retorno da vista, que pode ser em até 90 dias.

Autor

Leia mais

Herbet Gonçalves Santos se destaca no combate ao crime organizado e aproxima agenda do MPCE da política de segurança do governo Elmano

Há 1 dia
STJ afasta cota racial para vaga única por especialidade em concurso

STJ anula sorteio de cotas e determina nomeação por mérito em Ccncurso do INPA

Há 1 dia

Vai voadeira, segue viagem

Há 1 dia
Dia da Justiça, segunda-feira (8) é feriado forense no país

Dia da Justiça, na próxima segunda-feira (08), é feriado forense para Judiciário brasileiro

Há 1 dia

STF condena ex-comandantes da PMDF por omissão no 8 de janeiro

Há 1 dia

Ministro Sérgio Kukina, do STJ, destaca gestão de precedentes para unificar jurisprudência e reduzir estoque de processos

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB