Moraes suspende nomeação de parentes do governador do Maranhão

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a nomeação de cinco parentes do governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão, em órgãos e empresas públicas do estado. O ministro considerou que as contratações caracterizam nepotismo, prática proibida pelo Súmula Vinculante (SV) 13 do STF.

A decisão foi tomada na Reclamação (Rcl) 69486, apresentada pelo partido Solidariedade contra atos administrativos praticados pelo governador, pela Assembleia Legislativa do estado, pela Companhia Maranhense de Gás (Gasmar) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA). O partido alegou que estaria ocorrendo a prática de nepotismo cruzado, uma troca de favores entre autoridades para nomear parentes em órgãos que não estão sob sua influência direta.

 Das 14 nomeações apontadas como suspeitas de nepotismo, o relator verificou que nove delas foram para cargos de natureza política, o que não é vedado pelo STF, ou para outras entidades e órgãos, como a Assembleia Legislativa.

Impessoalidade

Na decisão, o ministro afirmou que a administração pública deve ser impessoal, ou seja, não devendo o agente público visar a satisfação de seus interesses pessoais ou familiares.

“A prática do nepotismo é injustificável em nossa realidade atual, é imoral, fere a ética institucional que deve reger os Poderes do Estado, pois fere o senso de razoabilidade da comunidade a utilização de cargos públicos para o favorecimento familiar e garantia de empregabilidade doméstica”, afirmou.

Ele lembrou, ainda, que a Lei federal 14.230/2021 introduziu expressamente o nepotismo, inclusive o cruzado, entre os atos de improbidade administrativa que atentam contra os princípios da administração pública. 

Para verificar eventual nepotismo cruzado, Moraes também determinou que o governador e o presidente da Assembleia Legislativa prestem informações, em cinco dias, sobre nomeações de parentes de membros do Poder Legislativo em cargos do Executivo.

Com informações do STF.

 

 

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 5 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 7 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 7 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 7 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 8 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB