STF tem maioria para derrubar lei que proíbe linguagem neutra

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal considerou inconstitucional a lei 2.972/23, do município de Votorantim(SP), que proíbe o uso de linguagem neutra em instituições de ensino locais, restringindo o ensino da língua portuguesa às regras gramaticais formais. A ADPF1166 foi proposta pela Aliança Nacional LGBTI+ e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas. 

O relator, ministro Gilmar Mendes, votou para invalidar a lei por entender que a norma invadiu a competência exclusiva da União para legislar sobre diretrizes educacionais.

Até o momento, seguiram o entendimento os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin, Flávio Dino e a ministra Cármen Lúcia.

Cristiano Zanin divergiu do relator. 

O julgamento deve ser concluído nesta segunda – feira (11/11). 

Voto do relator 

Gilmar Mendes reforçou que, segundo a Constituição Federal, compete exclusivamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação.

“Compete privativamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional, conforme estabelecido no art. 22, XXIV, da Constituição Federal […] Apesar dos estados e municípios poderem atuar legislativamente no campo da educação, na sua forma complementar, com o objetivo de adaptação às peculiaridades locais […] essa competência não lhes permite contrariar ou desrespeitar normas gerais fixadas pela União, bem como invadir a seara destinada à edição de diretrizes e bases da educação, cuja competência privativa é da União (CF, art. 22, XXIV)”, diz o voto.

Gilmar destacou também que a matéria só pode ser regulada pelo Congresso Nacional, sendo vedada a edição de leis estaduais ou municipais contra ou a favor da linguagem neutra em sistemas de ensino. Ele enfatizou que as normas gerais que regulamentam a educação devem garantir uniformidade mínima para assegurar o desenvolvimento de um sistema coeso e eficaz, que atenda às necessidades do país de maneira harmônica, respeite as diferenças regionais, e evite eventuais disparidades que comprometam o acesso e a qualidade da educação. 

O prefeito de Votorantim e a Câmara Municipal da cidade não apresentaram informações requisitadas a respeito da norma impugnada.

Tema pacificado

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ADPF1166, a Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas argumentam que a lei é discriminatória e pedem que ela  seja declarada inconstitucional. Amanda Souto Baliza, advogada do caso, afirmou que o tema já é pacificado no Supremo. Das 20 ações contra leis que proíbem a linguagem neutra em andamento no STF, cinco delas já foram suspensas por liminares referendadas pelo plenário: Amazonas, Águas Lindas(GO), Ibirité (MG), Navegantes(SC) e Rondonópolis(MT). 

Segundo Amanda, mesmo sabendo que as leis são inconstitucionais, alguns municípios ou estados aprovam a legislação com o intuito de gerar movimentação fomentada pelo preconceito. “A ideia não é fazer lei que funciona, é inflamar uma base que, muitas vezes, é eleitoral. É para agradar o eleitorado”.  

 

 

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 1 hora

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 3 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 3 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 3 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 4 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB