STJ condena médico a indenizar mulher insatisfeita com resultado de plástica

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Superior Tribunal de Justiça decidiu em julgamento do Recurso Especial (Resp)  Nº 2173636 , manter o veredito da segunda instância de Mato Grosso que condenou um médico a indenizar uma paciente por ter considerado insatisfatório o resultado de cirurgia plástica feita por ele. O profissional recorreu ao STJ com o argumento de que seguiu, na cirurgia, todos os padrões da medicina e não cometeu falhas, motivo pelo qual não acha que deve ser responsabilizado.

Mas prevaleceu no Tribunal o entendimento de que o uso da técnica adequada em cirurgias estéticas não reparadoras não exime o médico de responsabilidade quando o resultado da operação não corresponde ao esperado pelo paciente. A relatora do recurso no STJ, ministra Maria Isabel Gallotti, afirmou que a Corte possui jurisprudência consolidada no sentido de que, em cirurgias estéticas, há uma obrigação de bom resultado.

“O uso da técnica adequada na cirurgia estética não é suficiente para isentar o médico de culpa nos casos em que o resultado não foi aquele desejado pelo paciente. Com a inversão do ônus da prova, a culpa do médico é presumida, cabendo a ele demonstrar a ocorrência de algum fator imponderável, como caso fortuito, força maior ou culpa exclusiva da vítima, que o exima da obrigação de indenizar”, destacou a ministra, no seu voto.

No processo em questão, a autora denunciou e comprovou por fotos e exames que o resultado da cirurgia mamária foi desarmonioso e não alcançou o objetivo que ela esperava, de reduzir a flacidez do seio. Segundo a magistrada, “como as mamas da recorrida não ficaram, sem sombra de dúvida, em situação estética melhor do que antes da cirurgia, e como o médico não comprovou que o resultado negativo decorreu de um fator externo alheio à sua vontade ou de uma reação inesperada do organismo da paciente, cabe a ele o dever de indenizar”.

Autor

Leia mais

STJ rejeita habeas corpus apresentado por sócio do Master

Herman Benjamin, presidente do STJ, rejeita habeas corpus apresentado pela defesa de sócio do Banco Master

Há 26 minutos
STM julgará em 2026 perda de patente de Bolsonaro e dos outros militares condenados

Justiça Militar deve julgar perda de patente de Bolsonaro e generais em 2026

Há 32 minutos

STJ garante direito de sustentação oral quando o relator rejeita recurso de forma preliminar

Há 2 horas
STJ dá a vítima de violência doméstica direito de recorrer de revogação de medida protetiva

Justiça cria sistema online para mulher pedir proteção contra violência doméstica

Há 2 horas
TJSP acolhe IDPJ e empresário terá de responder por dívida de R$ 16 milhões

Empresa e ex-funcionário condenados por roubo de segredos industriais

Há 3 horas

Aposentadoria por invalidez em razão de doença psiquiátrica grave tem adicional de 25%

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB