O Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT realizará em 25 de julho evento sobre estratégias de intervenção para mulheres negras em situação de violência doméstica. A iniciativa marca o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
O encontro “Diálogos: Estratégias de intervenção e promoção de justiça às mulheres negras” será transmitido pela plataforma Teams. O objetivo é combater racismo e sexismo, proporcionando olhar interseccional sobre violência doméstica e familiar.
As inscrições estão abertas até 24 de julho para profissionais da rede de prevenção e enfrentamento à violência contra mulheres. As facilitadoras serão assistentes sociais Letícia Custodio e Lianne Oliveira, servidoras do núcleo.
Data destaca luta contra opressões
O Dia Internacional da Mulher Negra, celebrado em 25 de julho, destaca luta das mulheres negras, indígenas e de comunidades tradicionais. A data simboliza resistência contra exploração e opressões racial e de gênero historicamente enfrentadas.
O TJDFT ressalta que enfrentamento à violência doméstica é responsabilidade de toda sociedade. O tribunal mantém políticas específicas para atendimento qualificado a mulheres em situação de vulnerabilidade e violência.
A iniciativa integra esforços institucionais para promoção de justiça com perspectiva de gênero e raça. O evento busca capacitar profissionais para atendimento mais efetivo a mulheres negras vítimas de violência.