Toffoli suspende processos sobre cobrança de PIS/Cofins de bancos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todos os processos em julgamento no país em relação à cobrança do PIS e da Cofins sobre as receitas dos bancos. A medida foi tomada na sexta-feira (30). 

A decisão atende a um Recurso Extraordinário do banco Santander S.A, segundo o qual “a suspensão nacional tem por finalidade garantir um tratamento isonômico entre as partes e evitar decisões conflitantes sobre o tema”.

No despacho, o ministro destacou que o STF, ao julgar esse tema, fixou a tese de que “as receitas brutas operacionais decorrentes da atividade empresarial típica das instituições financeiras integram a base de cálculo do PIS/COFINS”. Entretanto, ainda está pendente o julgamento de embargos de declaração por meio dos quais o  banco Santander e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) requereram a modulação dos efeitos da decisão. 

Eles pleiteiam que a União cobre os tributos só a partir da ata de julgamento de mérito (20/6/23) ou após a entrada em vigor da Lei que estabelece a cobrança (12.973/2014). Para a Febraban, a cobrança deveria ainda ser limitada à venda de mercadorias e/ou prestação de serviços, também após vigorar a mesma lei.

“Penso que a determinação da suspensão do processamento de todos esses processos impede que se multipliquem decisões que, ao cabo, não se harmonizem com o que a Corte poderá eventualmente decidir na apreciação dos referidos embargos de declaração”, declarou Toffoli na decisão.

RE nº 609.096/RS

Autor

Leia mais

Lâmapda elétrica

Senado aprova tarifa social de energia e texto segue para sanção presidencial

Plenário do Senado aprova novos ministros para o STJ e o STM

Alcolumbre envia PEC da blindagem à CCJ e retarda tramitação no Senado

Câmara aprova regime de urgência para projeto sobre anistia

Alexandre de Moraes determina que transporte de Bolsonaro deve ser coordenado pela PF ou Polícia Penal, excluindo GSI

Gilmar Mendes requisita ao Congresso Nacional informações sobre rito de impeachment contra ministros

Ministros divergem sobre cobertura de tratamentos fora do rol da ANS

Maximum file size: 500 MB