Toffoli suspende processos sobre cobrança de PIS/Cofins de bancos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todos os processos em julgamento no país em relação à cobrança do PIS e da Cofins sobre as receitas dos bancos. A medida foi tomada na sexta-feira (30). 

A decisão atende a um Recurso Extraordinário do banco Santander S.A, segundo o qual “a suspensão nacional tem por finalidade garantir um tratamento isonômico entre as partes e evitar decisões conflitantes sobre o tema”.

No despacho, o ministro destacou que o STF, ao julgar esse tema, fixou a tese de que “as receitas brutas operacionais decorrentes da atividade empresarial típica das instituições financeiras integram a base de cálculo do PIS/COFINS”. Entretanto, ainda está pendente o julgamento de embargos de declaração por meio dos quais o  banco Santander e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) requereram a modulação dos efeitos da decisão. 

Eles pleiteiam que a União cobre os tributos só a partir da ata de julgamento de mérito (20/6/23) ou após a entrada em vigor da Lei que estabelece a cobrança (12.973/2014). Para a Febraban, a cobrança deveria ainda ser limitada à venda de mercadorias e/ou prestação de serviços, também após vigorar a mesma lei.

“Penso que a determinação da suspensão do processamento de todos esses processos impede que se multipliquem decisões que, ao cabo, não se harmonizem com o que a Corte poderá eventualmente decidir na apreciação dos referidos embargos de declaração”, declarou Toffoli na decisão.

RE nº 609.096/RS

Autor

Leia mais

Sede do Banco Master

Toffoli retira sigilo de depoimentos no caso banco Master

Há 15 horas

Justiça condena DF a pagar R$ 21 mil por não informar família sobre morte de paciente

Há 15 horas

STF determina indenização de R$ 5 mil por prisão indevida em Mato Grosso do Sul

Há 18 horas

Anvisa cumpre decisão do STJ e aprova regras para produção de cannabis medicinal no Brasil

Há 19 horas

Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH para bons condutores

Há 20 horas
Ministro do STF, Dias Toffoli

Toffoli quebra silêncio sobre caso Master e condiciona possível envio à 1° instância ao fim das investigações

Há 20 horas
Maximum file size: 500 MB