Toffoli suspende processos sobre cobrança de PIS/Cofins de bancos

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão de todos os processos em julgamento no país em relação à cobrança do PIS e da Cofins sobre as receitas dos bancos. A medida foi tomada na sexta-feira (30). 

A decisão atende a um Recurso Extraordinário do banco Santander S.A, segundo o qual “a suspensão nacional tem por finalidade garantir um tratamento isonômico entre as partes e evitar decisões conflitantes sobre o tema”.

No despacho, o ministro destacou que o STF, ao julgar esse tema, fixou a tese de que “as receitas brutas operacionais decorrentes da atividade empresarial típica das instituições financeiras integram a base de cálculo do PIS/COFINS”. Entretanto, ainda está pendente o julgamento de embargos de declaração por meio dos quais o  banco Santander e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) requereram a modulação dos efeitos da decisão. 

Eles pleiteiam que a União cobre os tributos só a partir da ata de julgamento de mérito (20/6/23) ou após a entrada em vigor da Lei que estabelece a cobrança (12.973/2014). Para a Febraban, a cobrança deveria ainda ser limitada à venda de mercadorias e/ou prestação de serviços, também após vigorar a mesma lei.

“Penso que a determinação da suspensão do processamento de todos esses processos impede que se multipliquem decisões que, ao cabo, não se harmonizem com o que a Corte poderá eventualmente decidir na apreciação dos referidos embargos de declaração”, declarou Toffoli na decisão.

RE nº 609.096/RS

Autor

Leia mais

Governo federal realiza reunião de emergência e cobra encontro com Cláudio Castro após operação letal

Há 6 horas

Moraes dá 24 horas para PGR se manifestar sobre operação que deixou 64 mortos no RJ

Há 7 horas

Operação Contenção deixa 64 mortos e expõe tensão entre governo do Rio e Lula

Há 10 horas
CNJ pede a magistrados que submetam pedidos das PMs sobre busca e apreensão aos MPs

CNJ orienta juízes a submeterem pedidos da PM ao Ministério Público antes de decidir

Há 11 horas
Ponto facultativo do dia do servidor foi transferido para sexta-feira (31)

Ponto facultativo do Dia do Servidor Público (28) foi transferido para sexta-feira (31) na maioria dos Tribunais brasileiros

Há 12 horas
Trabalhador que teve licença acidentária não pode ser dispensado antes de um ano

TST reafirma tese de que trabalhador que teve licença acidentária não pode ser dispensado antes de um ano, mesmo recuperado

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB