TRF-1 autoriza norma sobre aborto legal de menores vítimas de estupro

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) autorizou nesta segunda-feira (06/01) a publicação no Diário Oficial da União de uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que regulamenta o aborto legal de crianças e adolescentes vítimas de estupro. A decisão é assinada pelo desembargador federal Ney Bello.

Aprovada em 23 de dezembro de 2024 pelo Conselho, a resolução estabelece fluxos de atendimento para menores vítimas de violência sexual que busquem a interrupção legal da gestação. O objetivo da medida é sistematizar e reforçar a garantia de um atendimento humanizado, assegurando os direitos de crianças e adolescentes e priorizando sua integridade física e emocional, em consonância com a legislação vigente, segundo a resolução.

No entanto, a norma havia sido suspensa pelo juiz federal plantonista Leonardo Tocchetto Pauperio, após pedido em ação movida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O argumento utilizado é que o governo solicitou vistas do processo antes da votação, que foi acolhido pelo magistrado para a suspensão.

Por sua vez, a ONG Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), integrante do Conanda, recorreu da decisão, pedindo a liberação da regulação.

Ao acolher o recurso, o desembargador Ney Bello frisou que existe a necessidade de proteger crianças e adolescentes em situações de extrema vulnerabilidade e que a ausência de regulamentação organizada no atendimento coloca em risco os direitos das vítimas e perpetua violações graves.

A decisão tem caráter cautelar e determinar a publicação da norma no Diário Oficial da União. O mérito da ação ainda será julgado pelo colegiado. O processo está sob relatoria da desembargadora federal Rosana Noya Alves Weibel.

Autor

Leia mais

Gilmar Mendes rejeita pedido da AGU para reconsiderar suspensão de itens da Lei do Impeachment

Gilmar Mendes rejeita pedido da AGU para reconsiderar suspensão de trechos da Lei do Impeachment

Há 26 minutos
Ramagem e Torres são demitidos da Polícia Federal

Demitidos pela PF, Ramagem e Torres ainda terão de responder a processos administrativos da corporação

Há 60 minutos

STF retoma julgamento sobre acordo da Eletrobras e analisa benefícios fiscais de agrotóxicos

Há 2 horas

Justiça anula acordo que retirava mais de 1 hora da jornada de trabalho de mineradora

Há 5 horas

TST suspende desconto em aposentadoria de procurador que recebeu dinheiro por engano

Há 5 horas

Irmãs de trabalhador morto em acidente conseguem indenização na Justiça

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB