TRF-1 autoriza norma sobre aborto legal de menores vítimas de estupro

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) autorizou nesta segunda-feira (06/01) a publicação no Diário Oficial da União de uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que regulamenta o aborto legal de crianças e adolescentes vítimas de estupro. A decisão é assinada pelo desembargador federal Ney Bello.

Aprovada em 23 de dezembro de 2024 pelo Conselho, a resolução estabelece fluxos de atendimento para menores vítimas de violência sexual que busquem a interrupção legal da gestação. O objetivo da medida é sistematizar e reforçar a garantia de um atendimento humanizado, assegurando os direitos de crianças e adolescentes e priorizando sua integridade física e emocional, em consonância com a legislação vigente, segundo a resolução.

No entanto, a norma havia sido suspensa pelo juiz federal plantonista Leonardo Tocchetto Pauperio, após pedido em ação movida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF). O argumento utilizado é que o governo solicitou vistas do processo antes da votação, que foi acolhido pelo magistrado para a suspensão.

Por sua vez, a ONG Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), integrante do Conanda, recorreu da decisão, pedindo a liberação da regulação.

Ao acolher o recurso, o desembargador Ney Bello frisou que existe a necessidade de proteger crianças e adolescentes em situações de extrema vulnerabilidade e que a ausência de regulamentação organizada no atendimento coloca em risco os direitos das vítimas e perpetua violações graves.

A decisão tem caráter cautelar e determinar a publicação da norma no Diário Oficial da União. O mérito da ação ainda será julgado pelo colegiado. O processo está sob relatoria da desembargadora federal Rosana Noya Alves Weibel.

Autor

Leia mais

STF homologa por maioria acordo entre União e Eletrobras após desestatização

Há 40 minutos

Vazamento expõe dados de adolescentes em conflito com a lei e provoca demissões e abandono escolar

Há 59 minutos

STF conclui fase de sustentações orais e suspende julgamento sobre Marco Temporal

Há 1 hora

Moraes determina perícia médica em Bolsonaro em até 15 dias após pedido de cirurgia

Há 2 horas

STF retoma julgamento sobre constitucionalidade da Lei do Marco Temporal

Há 2 horas

Depois de longa discussão STJ decide finalmente que ICMS, PIS e Cofins compõem a base de cálculo do IPI

Há 4 horas
Maximum file size: 500 MB