Defesa de Daniel Vorcaro interpõe recurso ao STJ pedindo a liberdade do empresário

TRF 1 encaminha para o STF todos os processos referentes à operação Compliance Zero, que agora passam a ter “sigilo máximo”

Há 8 minutos
Atualizado sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Por Hylda Cavalcanti

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) encaminhou para o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (04/12) todos os processos ligados ao Banco Master que estavam tramitando naquela Corte e que tinham como relatora a desembargadora federal Solange Salgado. A medida foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, do STF, que definiu que todas as decisões referentes ao caso, de agora por diante, passam a pertencer à alçada do Supremo.

Dentre os processos encaminhados ao STF, consta um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que recorreu de decisão da desembargadora, no início da semana, liberando o dono do Master, Daniel Vorcaro, da prisão preventiva e estabelecendo para o empresário o uso de tornozeleira eletrônica e cumprimento de medidas cautelares. Em seu recurso, o MPF pede que Vorcaro retorne à prisão. E argumenta que sua liberdade, neste momento de investigações, representa risco de fuga e de destruição de documentos importantes que podem ser usados como provas.

Compliance Zero

Daniel Vorcaro e outros executivos do Banco Master, além de executivos do Banco de Brasília (BRB), são alvo da operação Compliance Zero, da Polícia Federal, deflagrada no último dia 18 de novembro. A operação investiga a emissão de títulos falsos, por parte do Master, em operações realizadas com o BRB que são suspeitas de ter dado prejuízos de bilhões ao mercado financeiro. No mesmo dia em que foi deflagrada, o Banco Central determinou a liquidação extrajudicial do Master.

Até antes da decisão do ministro Dias Toffoli, era o TRF 1 a Corte que vinha analisando o mérito de todas as matérias referentes a recursos e apelações relacionadas ao caso. Dentre esses, habeas corpus apresentado pela defesa do empresário e dono do banco.

Ligações com deputado federal

O  MPF recorreu da decisão em regime de plantão, pedindo que Solange Salgado estabelecesse a custódia ou, alternativamente,  que submetesse sua decisão, concedida em caráter monocrático (individual), ao julgamento da 10ª turma do tribunal. O colegiado da Turma no TRF 1 já tinha pautado o julgamento para a próxima terça-feira (09/12), para decidir se confirmaria ou não a liminar da desembargadora federal. Mas, com a determinação do STF, a questão passou a ficar a cargo da Corte suprema.

A mudança se deu porque, no início dessa semana, a Polícia Federal apreendeu documentos ligados a uma transação imobiliária envolvendo Vorcaro e o deputado federal João Carlos Bacelar (PL-BA). O que, segundo a defesa, atrairia a competência do Supremo, por envolver um parlamentar. Escolhido para relatar o caso, o  ministro Dias Toffoli determinou a elevação do grau de sigilo do procedimento, que antes tramitava em segredo de justiça. 

Sigilo em “nível máximo”

O processo passou, então, a ser classificado como “sigiloso em nível máximo”, o maior grau de restrição previsto no Tribunal. Dessa forma, deixaram de ser visíveis no sistema do STF todos os dados relacionados à operação, tais como as iniciais das partes, a relação de advogados, petições protocoladas e o andamento processual. 

Conforme informações da área processual do STF, o acesso ao processo fica restrito aos advogados constituídos, ao Ministério Público (quando intimado) e a um grupo reduzido de servidores do gabinete do ministro relator.

— Com informações do TRF 1 e do STF

Autor

Leia mais

Foto da vereadora Marielle Franco em local externo antes de ser assassinada em 2018.

Julgamento do caso Marielle Franco é marcado para fevereiro de 2026

Há 19 minutos
STJ autoriza uso de medidas atípicas em processos de execução, mediante regras específicas

STJ autoriza medidas atípicas em processos de execução, como suspensão de passaportes, CNH e cartões de crédito

Há 39 minutos
Ministor Flávio Dino, do STF

STF proíbe emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem por ausência no país

Há 7 horas
Michelle Bolsonaro detona aliança com Ciro gomes diante de André Fernandes

Aliança do PL com Ciro Gomes no Ceará é suspensa após embate entre Michelle e filhos de Bolsonaro

Há 8 horas
O Ministro Gilmar Mendes discursa na abertura do XIII Fórum de Lisboa

STF vive impasse sobre limitar impeachment de ministros após decisão de Gilmar Mendes

Há 8 horas
Senador Randolfe Rodrigues, líder do governo no Senado

Sabatina de Jorge Messias fica para 2026

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB