Jorge Messias, AGU indicado para a vaga de Barroso no STF

Trump amplia lista de autoridades com visto de entrada nos EUA revogado

Há 3 meses
Atualizado segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Da Redação

Depois de ampliar a Lei Magnitsky contra a esposa do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a advogada Viviane Moraes, o governo dos Estados Unidos anunciou na tarde desta segunda-feira (22/09) a revogação dos vistos de entrada naquele país do Ministro da AGU, Jorge Messias, do ex-Ministro da AGU José Levi, do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Benedito Gonçalves, além de Airton Vieira, Marco Antonio Martin Vargas e Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, que foram auxiliares de Alexandre de Moraes.

As revogações ocorrem em uma nova investida de retaliações contra membros do governo e do Judiciário brasileiros. Segundo o governo americano, familiares dessas autoridades também tiveram seus vistos cancelados.

Em nota, Jorge Messias confirmou a retirada do visto e qualificou as recentes medidas retaliatórias dos EUA ao Brasil de “conjunto de ações unilaterais, totalmente incompatíveis com a pacífica e harmoniosa condução de relações diplomáticas e econômicas edificadas ao longo de 200 anos entre os dois países”.

Compromisso com a Constituição

“Diante desta agressão injusta, reafirmo meu integral compromisso com a independência constitucional do nosso Sistema de Justiça e recebo sem receios a medida especificamente contra mim dirigida. Continuarei a desempenhar com vigor e consciência as minhas funções em nome e em favor do povo brasileiro”, afirmou o Ministro da AGU.

Além de Alexandre de Moraes, o governo dos EUA já tinham anteriormente suspendido os vistos do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso; do vice-presidente da Corte; Edson Fachin; e dos demais ministros Dias Toffoli, Cristiano Zanin, Flavio Dino, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Bem como o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet; secretário do Ministério da Saúde, Mozart Júlio Tabosa Sales; e o ex-funcionário do governo brasileiro Alberto Kleiman.

— Com Agências

Autor

Leia mais

recesso forense

Recesso forense suspende prazos processuais entre 20 de dezembro e 20 de janeiro

Há 2 dias
Equipe do esquadrão antibomba tentando desmontar artefato

STF torna  réus, acusados de tentar explodir bomba perto do aeroporto de Brasília em 2022 

Há 2 dias
Ex-presidente Jair Bolsonaro

PF divulga conclusão de perícia que atesta necessidade de Bolsonaro fazer cirurgia

Há 2 dias
Ministro Alexandre de Moraes, do STF

Moraes rejeita os últimos recursos apresentados pelas defesas de Bolsonaro, Heleno e Ramagem

Há 2 dias
Dinheiro apreendido num flat do deputado Sóstenes Cavalcante

Quem é quem na rede de suspeitas que pesa sobre os deputados do PL investigados pelo STF

Há 2 dias
Funcionários dos Correios sentados, separando cartas durante o expediente.

Servidores dos Correios estão em greve, mas TST determina que 80% do efetivo seja mantido neste período natalino

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB