TSE autoriza a formação de listas tríplices para os TREs só de mulheres

TSE autoriza listas tríplices para os TREs só de mulheres, quando for preciso compensar desequilíbrio de gênero

Há 6 horas
Atualizado quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Da Redação

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, recentemente, a possibilidade de formação de listas compostas só por mulheres nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) nas vagas destinadas a juristas. A iniciativa é uma forma de compensar a questão da falta de equidade de gênero, tema que ainda é considerado frágil no Judiciário como um todo. 

A norma, aprovada por unanimidade durante sessão plenária da Corte, depois de longo debate sobre o tema entre o colegiado, se consolidou na Resolução 23.746/2025, de março passado.

“Exclusivamente” feminina

O texto da resolução afirma que,“sempre que possível”, essas listas de candidatos sejam mistas — com dois integrantes de um gênero e um do outro. Mas a Corte, até então, não tinha aprovado regra que falasse sobre a possibilidade de ser formada uma lista exclusivamente feminina quando a outra vaga destinada aos juristas para algum TRE estiver ocupada por um homem.

O Tribunal também determinou que os TREs deem mais publicidade às vagas abertas, para permitir que advogadas saibam da existência delas e decidam concorrer. Com a decisão, o TSE devolveu para o Tribunal de Justiça de Alagoas (que é quem elabora as listas tríplices) duas listas formadas por homens, para ocupar a Corte regional eleitoral daquele estado. 

E pediu que uma delas seja formada “exclusivamente por mulheres”, enquanto na outra haja “liberdade total para escolha dos nomes”.

Consenso entre os ministros

A proposta inicial, ainda mais rígida quanto à equidade, foi apresentada pela relatora do processo no TSE, ministra Isabel Gallotti. Mas após debaterem bem a questão, os ministros entraram em consenso a partir da posição do ministro Kassio Nunes Marques.

O magistrado destacou que a resolução do TSE não exige a paridade de gênero na formação dos tribunais, mas apenas das listas. E acrescentou que ainda é pouca a transparência sobre o processo de formação de tais listas.

— Com informações do TSE

Autor

Leia mais

Moraes convoca Cláudio Castro para prestar esclarecimentos sobre operação com mais de 100 mortos no Rio

Há 34 minutos
violência policial

STF decide que o Estado tem responsabilidade por danos em ação policial

Há 1 hora
Corpos de vítimas da PM do Rio de Janeiro são enfileirados a céu aberto por populares

Megaoperação no Rio deixa 119 mortos e expõe racha entre governos estadual e federal

Há 1 hora

STF adia decisão sobre nomeação de parentes para cargos políticos com placar de 6 a 1

Há 3 horas
Procurador-Geral da República, Paulo Gonet

PGR afirma ao STF que operação no Rio já está sendo acompanhada após 100 mortes

Há 4 horas
Publicação do ministro Flávio Dino em suas redes sociais.

Dino desmente fake news sobre operação policial no Rio de Janeiro

Há 6 horas
Maximum file size: 500 MB