Urnas eletrônicas

TSE inicia Ciclo de Transparência para o pleito de 2026 com abertura de códigos-fonte dos sistemas eleitorais

Há 3 meses
Atualizado sexta-feira, 3 de outubro de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início nesta quinta-feira , 2, ao Ciclo de Transparência Democrática das Eleições 2026, com a abertura dos códigos-fonte dos sistemas eleitorais para fiscalização. A cerimônia, realizada na sede do Tribunal, marca o começo de um processo de inspeção que permitirá às entidades fiscalizadoras habilitadas analisar a programação que define o funcionamento das urnas eletrônicas e demais sistemas utilizados no pleito.

“Esta cerimônia repete um rito e um procedimento que vêm sendo adotados pela Justiça Eleitoral brasileira, especialmente para a garantia da integridade, da segurança e da transparência do processo eleitoral”, declarou a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, durante a solenidade.

Fiscalização ampla

A ministra destacou que o processo eleitoral brasileiro oferece 40 possibilidades de fiscalização e auditoria dos sistemas, antes, durante e após as eleições. “A democracia tem como princípio fundamental a confiança. E esta Justiça Eleitoral tem se mostrado, permanentemente, uma das instituições de maior confiança da cidadania brasileira”, afirmou.

Os códigos-fonte disponibilizados reúnem todas as instruções de programação que definem como funcionam os sistemas eleitorais, garantindo segurança, integridade e possibilidade de auditoria em todo o processo de votação e apuração dos resultados.

Como funciona

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, explicou que a fiscalização ocorre em diversas etapas: desde o desenvolvimento dos sistemas, passando pela cerimônia de assinatura e lacração (prevista para agosto de 2026), até a preparação das urnas, o dia da votação e o período pós-eleitoral.

“O convite está feito às entidades fiscalizadoras para que se façam presentes e nos auxiliem nesse processo, fiscalizando e auditando e, assim, garantindo transparência à cidadã e ao cidadão”, disse Valente.

Podem fiscalizar os sistemas partidos políticos, diversos órgãos públicos e qualquer entidade que possua departamento de tecnologia da informação e esteja credenciada no TSE, conforme estabelece a Resolução TSE nº 23.673/2021.

Próximas etapas

As inspeções ocorrerão até agosto de 2026, mediante agendamento prévio no Tribunal. Durante as visitas à sala Multiuso do TSE, equipes técnicas ficam à disposição dos representantes das entidades fiscalizadoras para esclarecer dúvidas e prestar colaboração.

“A partir de hoje, até o mês de agosto do ano que vem, essas inspeções serão feitas. As fiscalizações ocorrerão com o conhecimento pleno de tudo o que se tem, com a finalidade de aprimorar o sistema”, concluiu a ministra Cármen Lúcia.

Participaram da cerimônia de abertura a corregedora-geral da Justiça Eleitoral, ministra Isabel Gallotti, e os ministros Antônio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha, Vera Lúcia Santana Araújo e Villas Bôas Cueva, além do vice-procurador-geral eleitoral, Alexandre Espinosa, e do representante da OAB, Sidney Neves.

Autor

Leia mais

sessão plenaria do STF para encerramento do ano judiciario foto de 18 12 25

STF encerra 2025 com menor acervo em 31 anos e foco na colegialidade, na ética da magistratura e no dever de semear paz.

Há 2 horas
Refinaria de Manguinhos, do grupo REFIT, maior sonegador de impostos do País

Megaoperação contra o Grupo Refit mira fraude bilionária com combustíveis

Há 3 horas
Senado Federal. Sessão plenária que votou o PL da Dosimetria

Bancadas do PT, PSB, PCdoB e PSol ajuizam mandado de segurança no STF contra PL da Dosimetria

Há 3 horas
Comissários de bordo separando lanches dentro do avião

Justiça impede Anac de cobrar certidão fiscal para liberar voos

Há 3 horas
TJDFT mantém condenação ao Facebook por demora para bloquear conta invadida

TRF3 determina que Facebook deve fornecer dados de perfil que enviou mensagens ofensivas à AGU

Há 3 horas
Palácio da Alvorada

Moraes autoriza PF a interrogar Bolsonaro sobre documentos e bens achados no Palácio da Alvorada

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB