Urnas eletrônicas

TSE abre consulta pública para definir metas da Justiça Eleitoral 2026

Há 6 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu consulta pública de 12 a 27 de junho para que cidadãos contribuam na definição das Metas da Justiça Eleitoral para 2026, em processo participativo e transparente.

As metas e diretrizes estratégicas serão votadas e aprovadas pelos presidentes dos tribunais eleitorais no 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, previsto para dezembro em Florianópolis (SC). O evento marca uma etapa importante no planejamento da Justiça Eleitoral.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) publicou o Monitoramento da Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 como preparação. O documento explica a formulação das Metas Nacionais, as etapas previstas e os atores envolvidos no processo.

Participação da sociedade é prioridade

A consulta tem o objetivo de conhecer a opinião da sociedade sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário. Essas metas compõem a Estratégia Nacional do Poder Judiciário 2021-2026 e visam ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

O Comitê Gestor e os Subcomitês Gestores, instituídos pela Portaria TSE nº 352/2018, têm a responsabilidade de promover audiências públicas. O objetivo é tornar o processo de escolha das metas o mais participativo, transparente, transversal e inclusivo possível.

As consultas buscam ouvir a sociedade e demais grupos de interesse. Podem ser realizadas com a participação de mais de um tribunal regional eleitoral, ampliando o alcance da iniciativa.

Monitoramento pelo CNJ

As metas são monitoradas pelo CNJ, conforme determina a Resolução CNJ nº 221/2016. O sistema garante o acompanhamento contínuo do cumprimento dos objetivos estabelecidos pela Justiça Eleitoral em todo o país.

Autor

Leia mais

Tumulto na Câmara: Glauber Braga é retirado à força do plenário e jornalistas denunciam agressão

Há 8 horas

Moraes substitui prisão de Rodrigo Bacellar por tornozeleira eletrônica e recolhimento noturno

Há 9 horas

Defesas questionam delação de Mauro Cid e pedem absolvição de réus em caso de tentativa de golpe

Há 11 horas
Publicada lei que amplia crimes contra vulneráveis

Lei que endurece penas referentes a crimes sexuais contra vulneráveis entra em vigor

Há 12 horas

Plenário da Câmara vai decidir futuro de Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Ramagem 

Há 13 horas
Deputado Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Motta pauta proposta que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro

Há 14 horas
Maximum file size: 500 MB