Deputada Carla Zambelli

1ª Turma do STF rejeita recurso apresentado pela defesa de Carla Zambelli

Há 5 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela rejeição do recurso apresentado pela defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra a decisão que a condenou a 10 anos de prisão, por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023 — durante o julgamento da Ação Penal (AP) 2428.  

Votaram pela rejeição do recurso, por unanimidade, todos os integrantes do colegiado: os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin Martins e a ministra Carmen Lúcia. Zanin Martins, que é presidente da Turma, definiu a data a pedido do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. 

Plenário virtual

A sessão foi realizada pelo plenário virtual da Corte e tinha prazo para ser encerrada no fim do dia, mas os magistrados resolveram adiantar os seus votos. No último dia 23, Carla Zambelli foi condenada por unanimidade a 10 anos de prisão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado, perda do mandato e pagamento de multa no valor de R$ 2 milhões em danos materiais e morais.

Após a sentença, os advogados da deputada apresentaram “embargos de declaração” (espécie de recurso), alegando “cerceamento de defesa” de Zambeli por falta de acesso à íntegra das provas utilizadas no processo. 

Eles pediram à Corte que fosse reconhecido o cerceamento, permitido o acesso total ao material e declarada a absolvição da parlamentar.

Lista da Interpol

Carla Zambelli informou esta semana, por meio de um vídeo veiculado em suas redes sociais que está fora do país e se licenciou do mandato na Câmara. Nesta quinta-feira (05/06), a Interpol incluiu o nome dela na lista de difusão vermelha, e a deputada pode ser presa fora do país.

A inclusão do nome de Zambelli na lista de procurados atende a um pedido da Polícia Federal após determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Autor

Leia mais

Sabatina de Paulo Gonet para novo mandato como PGR será em 12/11

CCJ aprova recondução de Paulo Gonet à frente da PGR; sabatina está marcada para 12 de novembro

Há 2 horas
Vinícius Motta

Para Ti, e para nós. O violão de Vinicius Motta

Há 2 horas

Crime organizado virou questão de Estado e não só das grandes cidades, diz Fachin em lançamento de programa para presos

Há 2 horas
IML do Rio de Janeiro

Governo do Rio identifica 99 mortos em megaoperação e diz que 42 eram procurados

Há 3 horas
Mototaxistas circulando em São Paulo

STF analisa suspensão de lei paulista que regulamenta mototáxi por aplicativo

Há 3 horas
TJPE anula portaria que obrigava clubes de futebol a jogar sem presença dos torcedores

TJPE anula portaria que proibia presnça da torcida do Sport e Santa Cruz por cinco jogos

Há 3 horas
Maximum file size: 500 MB