Deputada Carla Zambelli

1ª Turma do STF rejeita recurso apresentado pela defesa de Carla Zambelli

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Da Redação

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela rejeição do recurso apresentado pela defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) contra a decisão que a condenou a 10 anos de prisão, por ter invadido o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023 — durante o julgamento da Ação Penal (AP) 2428.  

Votaram pela rejeição do recurso, por unanimidade, todos os integrantes do colegiado: os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin Martins e a ministra Carmen Lúcia. Zanin Martins, que é presidente da Turma, definiu a data a pedido do relator do caso, ministro Alexandre de Moraes. 

Plenário virtual

A sessão foi realizada pelo plenário virtual da Corte e tinha prazo para ser encerrada no fim do dia, mas os magistrados resolveram adiantar os seus votos. No último dia 23, Carla Zambelli foi condenada por unanimidade a 10 anos de prisão, a serem cumpridos inicialmente em regime fechado, perda do mandato e pagamento de multa no valor de R$ 2 milhões em danos materiais e morais.

Após a sentença, os advogados da deputada apresentaram “embargos de declaração” (espécie de recurso), alegando “cerceamento de defesa” de Zambeli por falta de acesso à íntegra das provas utilizadas no processo. 

Eles pediram à Corte que fosse reconhecido o cerceamento, permitido o acesso total ao material e declarada a absolvição da parlamentar.

Lista da Interpol

Carla Zambelli informou esta semana, por meio de um vídeo veiculado em suas redes sociais que está fora do país e se licenciou do mandato na Câmara. Nesta quinta-feira (05/06), a Interpol incluiu o nome dela na lista de difusão vermelha, e a deputada pode ser presa fora do país.

A inclusão do nome de Zambelli na lista de procurados atende a um pedido da Polícia Federal após determinação do ministro Alexandre de Moraes.

Autor

Leia mais

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 8 horas
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 10 horas
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 12 horas
sobras eleitorais

STF redistribui vagas na Câmara com nova regra de sobras eleitorais

Há 14 horas

STF limita poder de comissões provisórias nos partidos políticos em 2025

Há 16 horas
Funcionários trabalhando numa agência dos Correios

TST discute nesta terça-feira dissídio coletivo entre Correios e trabalhadores em greve

Há 17 horas
Maximum file size: 500 MB