Abert questiona normas da Anvisa sobre propaganda de alimentos e remédios

Há 11 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) ingressou no Supremo Tribunal Federal com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7788, em que questiona duas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária que estabelecem regras para a propaganda de alimentos considerados nocivos à saúde e para a propaganda de medicamentos. O processo foi distribuído ao ministro Cristiano Zanin.

A Abert argumenta que as restrições à publicidade, previstas nas resoluções (RDCs 24/2010 e 96/2008), só poderiam ser criadas por meio de lei federal. Segundo a associação, as normas são desproporcionais e afetam a liberdade econômica porque, em vez de informar o consumidor, teriam o objetivo de inviabilizar a publicidade desses produtos.

A Abert afirma que, apesar de terem sido suspensas por decisões judiciais, as resoluções estão em “vias de serem revertidas”. Isso porque a validade das normas está sendo analisada pelo STF nos Recursos Extraordinários com Agravo (ARE) 1477940 e 1480888, sob as relatorias de Flávio Dino e Cristiano Zanin, respectivamente, que já votaram para validar as regras. Os julgamentos dos dois casos foram suspensos em outubro de 2024 após pedido de vista da ministra Cármen Lúcia. Por isso, a entidade pede a concessão de liminar para suspender a eficácia das normas e defende que o caso, discutido pela Primeira Turma, seja analisado pelo plenário.

Com informações do STF.

Autor

Leia mais

Esteticista é proibida pela Justiça de fazer eletrocauterização de lesões de pele

Há 17 minutos
Sessão de julgamentos da 2ª Seção do STJ.

Créditos de natureza concursal sofrem efeitos da recuperação judicial mesmo quando não habilitados em juízo

Há 29 minutos
Ações contra planosde saúde crescem

Bancária não consegue plano de saúde vitalício sem comprovar necessidade de tratamento

Há 35 minutos

Justiça nega anulação de transferência de imóvel por suposta coação

Há 51 minutos

Esquema de fraude na Caixa resulta em condenação de ex-gerente e familiares

Há 58 minutos

STJ corrige entendimento sobre prescrição em contratos de licenciamento de software

Há 1 hora
Maximum file size: 500 MB