Manifestação na Paulista contra anistia e blindagem

Atos contra PEC da BLindagem e anistia reúnem multidões na Paulista e em Copacabana

Há 3 meses
Atualizado segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Manifestantes protestam contra propostas que beneficiam envolvidos nos atos de 8 de janeiro; USP estima mais de 42 mil presentes em São Paulo e quase 42 mil no Rio

Os atos públicos realizados neste domingo (21) contra a chamada PEC da Blindagem e projetos de anistia a envolvidos nos ataques de 8 de janeiro reuniram dezenas de milhares de pessoas em diferentes capitais brasileiras. Os dois maiores eventos aconteceram na avenida Paulista, em São Paulo, e na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em São Paulo, a estimativa é de que 42,4 mil pessoas tenham participado da manifestação, segundo levantamento da equipe do Monitor do Debate Político, vinculada ao Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em parceria com a ONG More in Common.

A estimativa corresponde ao horário de pico da manifestação, às 16h06, e tem margem de erro de 12%, o que indica uma variação entre 37,3 mil e 47,5 mil pessoas.

Tecnologia usada para contar o público

A contagem foi feita a partir de imagens aéreas analisadas com o auxílio de um software de inteligência artificial. As fotos foram tiradas em quatro momentos diferentes do dia: 14h10, 14h45, 15h22 e 16h06.

O sistema utilizado, chamado Point to Point Network (P2PNet), foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião, na China, e da empresa Tencent. Ele identifica e marca automaticamente as cabeças das pessoas nas imagens para estimar a quantidade total de participantes.

Segundo os desenvolvedores, o software tem uma precisão de 72,9% e acurácia de 69,5%, com margem de erro média de 12%. A base de dados usada no treinamento do sistema inclui imagens da Universidade de Xangai e da própria USP.

Ato no rio contou com shows de grandes artistas

No Rio de Janeiro, a manifestação também atraiu uma multidão: a estimativa do público presente em Copacabana foi de 41,8 mil pessoas, com variação entre 36,8 mil e 46,8 mil, conforme a mesma metodologia usada na capital paulista.

O ato carioca teve início por volta das 14h, mas a principal concentração aconteceu após as apresentações musicais que começaram às 16h. Subiram ao palco nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Ivan Lins, Marina Sena, Os Garotin e Maria Gadú.

Outras capitais também registraram manifestações

Além de São Paulo e Rio, houve manifestações em outras 22 capitais brasileiras, reforçando a mobilização nacional contra a proposta de anistiar condenados pelos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos em Brasília, em janeiro de 2023.

A repercussão e adesão aos protestos mostram o fortalecimento do movimento contrário ao que vem sendo apelidado de PEC da Bandidagem por seus críticos, por considerar que representa um retrocesso na responsabilização penal dos envolvidos nos atos antidemocráticos.

Comparação com atos bolsonaristas

Para efeito de comparação, os mesmos pesquisadores da USP calcularam que o ato pró-anistia realizado na avenida Paulista em 7 de setembro de 2023, em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, reuniu 42,2 mil pessoas — número bastante semelhante ao registrado neste último domingo.

O uso de tecnologia de ponta e a transparência nas metodologias conferem maior confiabilidade às estimativas de público, afastando margens amplas de especulação e contribuindo para o debate democrático em torno de mobilizações populares.

Autor

Leia mais

Em 2025, Câmara dos Deputados cassou os mandatos de Eduardo Bolsonaro e Ramagem por faltas e condenação

Há 2 horas
Moraes esclarece que decisão do IOF não é retroativa

Moraes determina retomada da ação penal contra Ramagem após perda de mandato

Há 4 horas
A foto mostra o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro. Ele é um homem branco, calvo com olhos claros.

Em 2025, Eduardo Bolsonaro vira réu no STF por coação no curso de processo

Há 4 horas

Augusto Heleno obtém prisão domiciliar humanitária por demência

Há 5 horas

Alexandre Ramagem: da fuga para Miami às sanções do STF e demissão da PF

Há 8 horas
A foto mostra a fachada da sede da OAB em Brasília.

OAB questiona constitucionalidade de dispositivos da reforma tributária para empresas do Simples Nacional

Há 8 horas
Maximum file size: 500 MB