Barroso manda liberar R$ 108 mi do RN bloqueados pela União

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, determinou a liberação de R$ 108 milhões da conta do estado do Rio Grande do Norte que haviam sido bloqueados para ressarcir a União pelo pagamento ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) de parcela de empréstimo realizado pelo estado.  

A decisão prevê que a União desbloqueie imediatamente a conta única do estado, devolva valores eventualmente debitados e se abstenha de bloquear valores até 10/2, quando haverá o repasse de créditos do Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Para Barroso, a urgência do caso autoriza a atuação da presidência do STF durante o recesso. Segundo os autos, o bloqueio de valores na conta do Tesouro Estadual pode inviabilizar o pleno pagamento da folha de pessoal, de fornecedores e dos repasses orçamentários obrigatórios (duodécimos) devidos a Poderes e órgãos autônomos. 

Além disso, o ministro ressaltou que o pedido do estado é apenas de adiamento do bloqueio por cerca de 20 dias. Esse tempo, segundo Barroso, é importante para que o estado consiga reorganizar seu fluxo de caixa. “Considerando o curto lapso temporal, não vejo maiores danos orçamentários ou financeiros à União”, constatou.

No próximo mês, conforme as informações, a compensação do Fundo de Participação dos Estados não impedirá que o Rio Grande do Norte honre suas despesas obrigatórias, segundo a decisão.

A liminar foi concedida na Ação Cível Originária (ACO) 3705. No STF, o governo do Rio Grande do Norte explicou que, por dificuldades de caixa, não conseguiu quitar a parcela de dezembro do empréstimo com o BIRD. Por isso, a União, garantidora do empréstimo, pagou o valor correspondente e bloqueou as contas estaduais para que o montante fosse ressarcido com recursos do FPE.

O governo potiguar alegou que não está questionando o pagamento da parcela nem o direito da União à contragarantia. Contudo, considera necessário adiar a sua execução para fevereiro até a adequação de seu fluxo de caixa.

 

Autor

Leia mais

O coronel da reserva Marcelo Câmara é um homem branco com cabelo escuro.

Moraes mantém prisão de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro

Há 13 minutos

STF permite dupla punição por caixa dois eleitoral e improbidade administrativa

Há 1 hora
Fachada da sede do Tribunal Regional Federal da Primeira Região - TRF1

TRF1 define e encaminha ao presidente Lula lista tríplice com nomes para próxima vaga de desembargador federal

Há 1 hora
Conflitos observados em manifestações

País teve 1,2 mil vítimas de crimes por motivação política entre 2003 e 2023; 760 resultaram em mortes

Há 2 horas

STJ isenta advogados de SP do Imposto de Renda sobre resgate da Carteira de Previdência

Há 4 horas
pedro turra

Família de adolescente morto acusa piloto Pedro Turra de ter orquestrado “emboscada cruel”

Há 10 horas
Maximum file size: 500 MB