Hugo Motta, presidente da Câmara Federal

Câmara deve votar acordo Mercosul-União Europeia após o carnaval, diz Hugo Motta

Há 48 minutos
Atualizado terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia deverá ser votado pelo plenário na semana seguinte ao carnaval. A previsão foi anunciada após definição conjunta com o Poder Executivo e líderes partidários, e depende da análise prévia do texto pela comissão que acompanha o bloco sul-americano, marcada para a próxima semana.

Segundo Motta, há um clima favorável à aprovação do acordo. Para ele, a proposta transcende divisões políticas e deve unir oposição e base do governo. “É uma matéria de país, uma matéria de Estado, importante para a economia brasileira”, declarou o deputado.

Comissão analisará texto antes da votação no plenário

A relatoria e condução dos debates sobre o acordo no colegiado ficarão a cargo do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da comissão relacionada ao Mercosul. Concluída essa etapa, o projeto estará pronto para ser apreciado em plenário.

O presidente da Câmara considera o cronograma eficiente: “Espero que, na semana seguinte ao carnaval, possamos votar no plenário da Câmara dos Deputados o acordo do Mercosul-União Europeia. Penso que esse é o encaminhamento mais célere e mais eficiente que podemos dar a uma matéria tão importante.”

Acordo é prioridade estratégica do governo brasileiro

O tratado entre os dois blocos econômicos é resultado de mais de 20 anos de negociações e é tratado pelo governo federal como um marco na política de integração comercial. O Executivo aposta na aprovação do acordo como uma ferramenta para ampliar mercados e atrair investimentos para o Brasil.

Como todo acordo internacional assinado pelo Executivo, a proposta precisa passar pelo crivo do Congresso Nacional antes de ser incorporada ao ordenamento jurídico brasileiro.

Senado também prepara terreno para análise do acordo

No Senado Federal, os preparativos para a tramitação do acordo também já estão em curso. O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), quer instalar um grupo de trabalho para antecipar as discussões, mesmo antes da aprovação pela Câmara.

Segundo o parlamentar, o objetivo é acelerar o processo e garantir consenso entre os senadores, permitindo uma votação ágil assim que a matéria chegar à Casa. A estratégia evidencia o esforço coordenado entre as duas Casas Legislativas para lidar com um dos temas mais relevantes da agenda externa brasileira.

A eventual aprovação do acordo abriria caminho para uma nova fase nas relações comerciais entre o Brasil, os demais países do Mercosul e a União Europeia — o que pode impulsionar exportações, diversificar cadeias produtivas e modernizar setores estratégicos da economia nacional.

Autores

Leia mais

A foto mostra a fachada da sede so Superior Tribunal Militar em Brasília.

MP Militar pedirá expulsão de Bolsonaro e oficiais das Forças Armadas por trama golpista

Há 45 minutos
Grupo Fictor

Grupo Fictor pede recuperação judicial

Há 52 minutos
Ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE

Cármen Lúcia propõe 10 regras de conduta a juízes eleitorais em ano de eleição

Há 56 minutos

STF nega recurso a Roberto Jefferson e determina início imediato do cumprimento da pena

Há 10 horas

Moraes homologa acordos de militares condenados por tentativa de golpe

Há 11 horas
Ministro da Casa Civil Rui Costa, ao lado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Hugo Motta

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio aos parlamentares para que “Brasil possa se desenvolver cada vez mais”

Há 12 horas
Maximum file size: 500 MB