Caso Henry Borel: STF mantém prisão preventiva de Monique Medeiros

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, manteve nesta segunda-feira (10/02) a prisão preventiva de Monique Medeiros, acusada de participar do homicídio do próprio filho, Henry Borel, em 2021. O pedido de soltura foi feito pela defesa após Monique ter sido agredida por outra interna na prisão. A decisão foi tomada no HC 248673.

Antes de avaliar o caso, o relator solicitou informações à Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. O órgão público que a agressora foi isolada preventivamente e que foi instaurado um procedimento de apuração de falta disciplinar sobre o episódio. 

Informou ainda que Monique Medeiros é mantida em cela separada e que suas atividades são desenvolvidas em horário diverso das demais internas, como: banho de sol, assistência religiosa, assistência jurídica.

Segundo a Secretaria de Administração Pública, inicialmente, Monique Medeiros não quis representar criminalmente a agressora. No entanto, dois dias depois, a acusada manifestou interesse em prosseguir em sede policial na intenção de registrar a ocorrência sobre as agressões sofridas na penitenciária. 

Ao negar o pedido de revogação da prisão, o ministro Gilmar Mendes ressaltou que todas as medidas foram tomadas para preservar a integridade física da servidora pública. 

“Como se vê, a administração penitenciária adotou todas as medidas para salvaguardar a integridade física da paciente, apesar de seu desinteresse inicial em ver processada a agressora”, afirmou o ministro.

A decisão deve ser discutida também pela Turma do STF, que analisará o agravo regimental de forma colegiada.

Monique é acusada de homicídio qualificado, tortura e coação no caso do menino Henry. Ela e o então companheiro, o ex-vereador e ex-médico Jairo de Souza Santos Junior, mais conhecido como Dr. Jairinho, teriam cometido os crimes contra a criança, em 2021.

Autor

Leia mais

A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli

Há 18 horas
O ator Wagner Moura em cena de O Agente Secreto

Wagner Moura rumo ao Oscar? – por Jeffis Carvalho

Há 19 horas
Gestante na pandemia deve receber salário-maternidade

Gestante afastada do trabalho presencial durante a pandemia não pode ter remuneração da época considerada salário-maternidade

Há 19 horas
Fopromontagem mostra Trump e Alexandre de Moraes abraçados

EUA retiram Alexandre de Moraes da lista de sanções e sinalizam degelo diplomático

Há 20 horas
STF julga recurso da PGR que discute prerrogativa de foro

STF julga recurso da PGR sobre manutenção de foro privilegiado após fim de mandato

Há 20 horas
A deputada Carla Zambelli, do PL, do Rio de Janeiro, em discurso na Câmara.

STF tem maioria para confirmar perda de mandato de Carla Zambelli

Há 22 horas
Maximum file size: 500 MB