Símbolo de transparência

CNJ divulga resultado preliminar do Ranking da Transparência 2025

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025


O Conselho Nacional de Justiça divulgou nesta sexta-feira o resultado preliminar do Ranking da Transparência do Poder Judiciário referente a 2025. A iniciativa incentiva os órgãos do Judiciário a apresentarem informações de forma mais clara, acessível e padronizada, facilitando o controle social.

Com a publicação do resultado preliminar, tribunais e conselhos têm cinco dias para contestar a pontuação recebida. A impugnação deve ser feita por formulário eletrônico disponível na página do Ranking da Transparência. O link foi enviado diretamente ao e-mail da presidência de cada órgão.

Esta é a oitava edição do levantamento, que avalia os órgãos do Judiciário em seis categorias. São elas: Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Militar Estadual, Justiça Eleitoral e Tribunais Superiores e Conselhos.

Critérios de avaliação

A avaliação é baseada em 87 questões distribuídas em dez temas específicos. Entre eles estão a publicação do Planejamento Estratégico Institucional e do calendário das sessões colegiadas. Também são analisados dados estatísticos, informações sobre passagens e diárias.

A remuneração de membros e servidores é outro item avaliado, além da estrutura do Serviço de Informações ao Cidadão. A acessibilidade dos portais também é critério, incluindo uso de intérprete de Libras e adequação para pessoas com deficiência.

Organização da transparência


Os órgãos devem organizar adequadamente os itens do Ranking da Transparência em local específico dos portais. A seção deve ser denominada “Transparência” e separada nos dez temas avaliados, seguindo o padrão estabelecido pelo CNJ.

O ranking busca promover a padronização das informações públicas disponibilizadas pelo Judiciário. O objetivo é facilitar o acesso dos cidadãos aos dados sobre a atuação dos tribunais brasileiros.

Autor

Leia mais

O advogado Henrique Neves, ex-ministro do TSE

A Democracia Reativa: Uma entrevista com Henrique Neves

Há 12 horas
Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ determina a tribunais regulamentação de oficiais de justiça como incentivadores da conciliação

Há 14 horas
foto dos seus acusados na AP 2693 considerado o nucleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Em 2025, o STF condenou cinco réus do Núcleo 2 acusados de elaborar a minuta do golpe e planejar a operação Punhal Verde Amarelo.

Há 14 horas

Supremo decreta prisão de Silvinei Vasques após fuga durante o Natal

Há 15 horas
Deputada Carla Zambelli

Carla Zambelli: condenada, foragida, sem mandato palamentar e presa na Itália, aguarda extradição

Há 16 horas

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai ao tentar fugir

Há 16 horas
Maximum file size: 500 MB