Presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Barroso

CNJ apresenta Mapa do Júri como ferramenta de eficiência judicial

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o Mapa Nacional do Júri é um esforço para construção de um Poder Judiciário mais eficiente. A declaração foi dada durante o Seminário TJBA Mais Júri, em Salvador, na sexta-feira (23).

A ferramenta desenvolvida pelo CNJ amplia transparência e eficiência no julgamento de crimes dolosos contra a vida. A plataforma reúne dados estatísticos e operacionais de todos os tribunais de justiça do país, incluindo processos de homicídio em tramitação e frequência de sessões do júri.

Dados revelam gargalos no sistema

O mapa permite identificar quantidade de ações com mais de 5, 10 ou 15 anos sem julgamento, índice de produtividade dos tribunais e dados regionais para comparar eficiência entre estados e municípios. As informações favorecem os princípios constitucionais da razoável duração do processo.

“O Mapa Nacional do Júri é muito mais do que um avanço tecnológico: é um esforço para a construção de uma Justiça mais eficiente”, afirmou Barroso. Ele pediu que os tribunais mantenham os dados atualizados para garantir diagnósticos precisos.

Os dados servem como controle da sociedade sobre a resposta do Estado nos crimes mais graves, como feminicídios e homicídios, permitindo estratégias para superação de gargalos como acúmulo de processos antigos e falta de estrutura.

Autores

Leia mais

O advogado Henrique Neves, ex-ministro do TSE

A Democracia Reativa: Uma entrevista com Henrique Neves

Há 14 horas
Logo do CNJ na fachada da sede do conselho

CNJ determina a tribunais regulamentação de oficiais de justiça como incentivadores da conciliação

Há 16 horas
foto dos seus acusados na AP 2693 considerado o nucleo 2 da tentativa de golpe de Estado

Em 2025, o STF condenou cinco réus do Núcleo 2 acusados de elaborar a minuta do golpe e planejar a operação Punhal Verde Amarelo.

Há 16 horas

Supremo decreta prisão de Silvinei Vasques após fuga durante o Natal

Há 18 horas
Deputada Carla Zambelli

Carla Zambelli: condenada, foragida, sem mandato palamentar e presa na Itália, aguarda extradição

Há 18 horas

Condenado pelo STF, ex-diretor da PRF Silvinei Vasques é preso no Paraguai ao tentar fugir

Há 19 horas
Maximum file size: 500 MB