Presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Barroso

CNJ apresenta Mapa do Júri como ferramenta de eficiência judicial

Há 9 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o Mapa Nacional do Júri é um esforço para construção de um Poder Judiciário mais eficiente. A declaração foi dada durante o Seminário TJBA Mais Júri, em Salvador, na sexta-feira (23).

A ferramenta desenvolvida pelo CNJ amplia transparência e eficiência no julgamento de crimes dolosos contra a vida. A plataforma reúne dados estatísticos e operacionais de todos os tribunais de justiça do país, incluindo processos de homicídio em tramitação e frequência de sessões do júri.

Dados revelam gargalos no sistema

O mapa permite identificar quantidade de ações com mais de 5, 10 ou 15 anos sem julgamento, índice de produtividade dos tribunais e dados regionais para comparar eficiência entre estados e municípios. As informações favorecem os princípios constitucionais da razoável duração do processo.

“O Mapa Nacional do Júri é muito mais do que um avanço tecnológico: é um esforço para a construção de uma Justiça mais eficiente”, afirmou Barroso. Ele pediu que os tribunais mantenham os dados atualizados para garantir diagnósticos precisos.

Os dados servem como controle da sociedade sobre a resposta do Estado nos crimes mais graves, como feminicídios e homicídios, permitindo estratégias para superação de gargalos como acúmulo de processos antigos e falta de estrutura.

Autores

Leia mais

CBTU é condenada por discriminar funcionários empossados por liminar

Há 2 horas
Plenário do STM

STM oficializa citação a advogados de Bolsonaro e outros três generais para início dos processos por perda de oficialato

Há 2 horas

Empresa pode propor arbitragem mesmo sem cláusula no contrato de trabalho

Há 3 horas
Investigação sobre venda de decisões tem levado a pedidos de suspeição de ministros do STJ

Credor não precisa apresentar fiança bancária para receber valores em execução definitiva

Há 4 horas
marco buzzi, ministro do STJ acusado de assédio sexual

Ministro do STJ processado por assédio sexual ganhava mais do que o teto constitucional

Há 5 horas
Cão Orelha

MP vai investigar comportamento do delegado-geral de SC no caso do Cão Orelha

Há 5 horas
Maximum file size: 500 MB