Novas regras facilitam exame criminológico na progressão de regime

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, aprovou, por unanimidade, novas regras para a realização do exame criminológico, essencial para a progressão de regime prisional no país.  

A resolução tem como objetivo tornar o processo de avaliação mais objetivo, padronizado e eficiente, especialmente após a recente alteração na Lei de Execução Penal, que, em abril deste ano, tornou o exame criminológico obrigatório para todos os presos, sem exceções. 

Segundo o ministério da Justiça e Segurança Pública, a ideia é que o processo se torne mais acessível e que todos os apenados tenham a oportunidade de serem avaliados de maneira justa e consistente. 

O exame será conduzido de maneira técnica e científica, com a participação de profissionais das áreas de psicologia, serviço social e medicina, que vão avaliar a reintegração social do condenado.

A norma estabelece critérios que vão auxiliar os juízes na análise de cada caso, de acordo com as diretrizes internacionais de Direitos Humanos e decisões do Supremo Tribunal Federal para assegurar a individualização da pena. 

 


 

Autor

Leia mais

Trabalhadores dos Correios fazem entregas em carro da estatal

TST considera greve dos Correios não abusiva, mas determina desconto de dias parados

Há 6 horas

Moraes nega pedido de visita de sogro de Bolsonaro

Há 8 horas
Ministro do STF Dias Tóffoli

Divergências em depoimentos levam PF a promover acareação entre ex-banqueiro e ex-presidente do BRB

Há 11 horas

A troca de perfis no STF com a ascensão de Edson Fachin à Presidência

Há 21 horas
Imigrantes venezuelanos na fronteira com o Brasil, em Roraima

ESPECIAL – Juristas e pesquisadores aguardam conclusão de nova política pública brasileira sobre migrações internacionais

Há 23 horas
O advogado constitucionalista Pedro Serrano

A Força da Institucionalidade: Uma entrevista com Pedro Serrano

Há 1 dia
Maximum file size: 500 MB