Novas regras facilitam exame criminológico na progressão de regime

Há 1 ano
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, aprovou, por unanimidade, novas regras para a realização do exame criminológico, essencial para a progressão de regime prisional no país.  

A resolução tem como objetivo tornar o processo de avaliação mais objetivo, padronizado e eficiente, especialmente após a recente alteração na Lei de Execução Penal, que, em abril deste ano, tornou o exame criminológico obrigatório para todos os presos, sem exceções. 

Segundo o ministério da Justiça e Segurança Pública, a ideia é que o processo se torne mais acessível e que todos os apenados tenham a oportunidade de serem avaliados de maneira justa e consistente. 

O exame será conduzido de maneira técnica e científica, com a participação de profissionais das áreas de psicologia, serviço social e medicina, que vão avaliar a reintegração social do condenado.

A norma estabelece critérios que vão auxiliar os juízes na análise de cada caso, de acordo com as diretrizes internacionais de Direitos Humanos e decisões do Supremo Tribunal Federal para assegurar a individualização da pena. 

 


 

Autor

Leia mais

Advogado que firma contrato com base em honorários de êxito da causa

Para STJ, advogado que firma contrato para honorários de êxito em ação pode perder esse direito em caso de morte do cliente

Há 10 horas

TRF6 condena ex-prefeito e empresários por desvio em recursos do carnaval

Há 12 horas
A deputada Carla Zambelli, presa na Itália

Justiça italiana decide nesta quarta sobre extradição de Carla Zambelli

Há 12 horas
Sede do STM, em Brasília

Justiça Militar julgou 22% a mais no biênio 2024-2025 do que no anterior, mas processos ainda passam mais de 1 ano tramitando

Há 12 horas
Lama na área atingida pelo derramamento da barragem de Brumadinho

TRF6 estrutura audiências criminais sobre tragédia de Brumadinho com foco em acolhimento

Há 12 horas
Prédio da PF no Setor Policial Sul

Polícia Federal tira R$ 9,5 bilhões das mãos do crime em 2025 e PRF realiza 4,67 milhões de abordagens

Há 13 horas
Maximum file size: 500 MB