Daniel Silveira volta a ser preso

Há 12 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ex-deputado Daniel Silveira foi preso pela Polícia Federal nesta terça-feira (24.12), no Rio de Janeiro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Silveira retorna à prisão, em Bangu 8, quatro dias após ter a liberdade condicional concedida por Moraes, por não respeitar o horário de recolhimento, um dos critérios estabelecidos para o benefício. 

Na decisão, Moraes ressalta que em 22/12, logo no primeiro dia em que deixou a cadeia, Silveira saiu e só retornou à residência às 02h10 da madrugada. 
“O  sentenciado demonstrou, novamente, seu TOTAL DESRESPEITO AO PODER JUDICIÁRIO E À LEGISLAÇÃO BRASILEIRA, como fez por, ao menos, 227 (duzentas e vinte e sete) vezes em que violou e descumpriu as medidas cautelares diversas da prisão durante toda a instrução processual penal”, afirmou Moraes na decisão.
 
O ministro destacou que “estranhamente”, na data de hoje,  a defesa informou ao Supremo que o sentenciado teria estado num hospital. 
 
“Não bastasse isso, a liberação do hospital, se é que realmente existiu, a estadia ocorreu às 0:34 horas do dia 22/12, sendo que a violação do horário estendeu-se até às 02h10 horas, disse Moraes” .
 
Em 2022, Silveira foi condenado pelo Supremo a oito anos e 9nove meses de prisão por incentivar atos antidemocráticos e ataques aos ministros do tribunal e a instituições, como o próprio STF.
 
Liberdade condicional 
 
Na última sexta-feira (20.12), atendendo a um pedido da Procuradoria -Geral da República, o ministro Alexandre de Moraes concedeu liberdade condicional a Silveira e determinou diversas condições como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de entrar em contato com indiciados no inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado. O ex- deputado também estava impedido de usar as redes sociais, de dar entrevistas, de se ausentar da região e tinha a obrigação de recolher-se à residência no período noturno, das 22h às 6h.
 
 
 
 
 

Autor

Leia mais

sessão plenaria do STF para encerramento do ano judiciario foto de 18 12 25

STF encerra 2025 com menor acervo em 31 anos e foco na colegialidade, na ética da magistratura e no dever de semear paz.

Há 34 minutos
Refinaria de Manguinhos, do grupo REFIT, maior sonegador de impostos do País

Megaoperação contra o Grupo Refit mira fraude bilionária com combustíveis

Há 59 minutos
Senado Federal. Sessão plenária que votou o PL da Dosimetria

Bancadas do PT, PSB, PCdoB e PSol ajuizam mandado de segurança no STF contra PL da Dosimetria

Há 1 hora
Comissários de bordo separando lanches dentro do avião

Justiça impede Anac de cobrar certidão fiscal para liberar voos

Há 1 hora
TJDFT mantém condenação ao Facebook por demora para bloquear conta invadida

TRF3 determina que Facebook deve fornecer dados de perfil que enviou mensagens ofensivas à AGU

Há 2 horas
Palácio da Alvorada

Moraes autoriza PF a interrogar Bolsonaro sobre documentos e bens achados no Palácio da Alvorada

Há 2 horas
Maximum file size: 500 MB