Dino manda suspender repasses de emendas para instituições de ensino de 8 estados

Há 10 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, determinou, nesta terça-feira(01/04), a imediata suspensão de novos repasses de emendas parlamentares federais para as instituições de ensino superior estaduais e suas fundações de apoio dos estados do Acre, de Alagoas, do Maranhão, da Paraíba, de Pernambuco, do Piauí, de Rondônia e de Sergipe, por falta de manifestação nos autos sobre a destinação dessas emendas. 

Dino também ordenou que os estados e municípios beneficiários das chamadas “emendas pix” referentes aos 6.247 Planos de Trabalho não cadastrados (anos 2020 a 2023) prestem contas, no prazo de 90 dias, aos respectivos ministérios, de maneira individualizada, por emenda, seguindo os requisitos do governo federal. Dino ressaltou que a não prestação de contas no prazo fixado impedirá a execução das emendas parlamentares e implicará na necessária apuração da responsabilidade dos agentes omissos.

Na mesma decisão, o ministro autorizou a prorrogação excepcional do prazo por mais 15 dias para que os estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Rio de Janeiro e do Tocantins, complementem as informações relativas às emendas pix.

O ministro intimou, ainda, o ministério da Gestão e da Inovação, por meio da AGU, para que informe, em 10 dias, o cumprimento integral do Plano de Trabalho. 

 

Autor

Leia mais

TSE encerra audiências sobre regras eleitorais de 2026

Há 2 dias

Dino dá 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas e fixa regras provisórias

Há 2 dias

Zanin suspende ação que questiona regras da Anvisa sobre publicidade de alimentos e medicamentos

Há 2 dias
Vista aérea de áraea do derramamento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015

STJ define quais as ações sobre derramamento da barragem do Fundão devem ser julgadas pelo TRF 6

Há 2 dias

Sonhos de Trem, a paisagem humana

Há 2 dias

Defesa de Filipe Martins pede revogação de prisão preventiva

Há 2 dias
Maximum file size: 500 MB