O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, em audiência sobre as emendas parlamentares.

Dino determina que ministério da Integração Nacional informe situação do empenho de emendas

Há 7 meses
Atualizado sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Por Carolina Villela

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional informe, no prazo de 5 dias úteis, a atual situação dos empenhos provenientes de emendas indicadas e/ou propostas pelo deputado federal José Rocha (União/BA), preservando-os de eventuais cancelamentos programados até que seja elucidada a situação. A decisão foi tomada na (ADPF) 854, que discute a constitucionalidade das emendas.

Após o Congresso Nacional informar que havia ratificado os empenhos realizados nas indicações das emendas de comissão (RP8) do exercício financeiro de 2024 e cumprido o Plano de Trabalho, o parlamentar enviou ofício ao STF alegando possível erro material e solicitou providências à Corte. 

Prorrogação de prazo 

Na mesma decisão, Dino acatou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e prorrogou, excepcionalmente, por mais dez dias úteis o prazo para a apresentação de auditoria pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS). Após esse período, o ministro afirmou que fixará novo cronograma. A AGU argumentou que precisaria de mais tempo para verificar a situação de cada uma das emendas destinadas à saúde com contas não regularizadas. 

O relator também estabeleceu que a Controladoria -Geral da União (CGU) deve concluir até 12/08/2025 a integração dos dados de “emendas de relator” (RP 9) e “de comissão (RP8)” no Portal da Transparência, devendo o seu cumprimento ser comprovado com a apresentação de informações atualizadas sobre a execução do Plano de Trabalho conjunto. 

Contas de passagem

O ministro Flávio Dino também confirmou que a CGU cumpriu a determinação referente à elaboração de orientação técnica para proibir o uso de “contas de passagem” para os recursos de emendas parlamentares. 

De acordo com a norma, os valores decorrentes de transferência especial devem ser movimentados exclusivamente por meio de contas específicas abertas para essa finalidade, restando vedada a utilização de “contas de passagem”. 

Autor

Leia mais

Vazamento de reunião sobre caso Master gera crise de confiança no STF

Há 19 horas

Dino dá prazo final de 30 dias para conclusão de relatório sobre terra indígena em Roraima

Há 20 horas
Edifício-sede do STF com estátua da Justiça na frente

STF não terá expediente em segunda e terça de Carnaval; prazos são prorrogados

Há 20 horas

PF se reúne com Mendonça e apresenta informações sobre inquérito do Banco Master

Há 20 horas
Ministro Villa Boas Cuêva durante a sessão

Infojud pode ser utilizado por juízes para checar renda de jurisdicionado e quem tem direito à Justiça gratuita, diz STJ

Há 20 horas
Sede do TRF 3, onde o colegiado escolheu novo desembargador por antiguidade

Colegiado do TRF 3 escolhe novo desembargador, por critério de antiguidade, e define lista tríplice para outra vaga existente na Corte

Há 23 horas
Maximum file size: 500 MB